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Vantagens e desvantagens dos conflitos nas organizações

Atualizado em 23 março, 2017

Com o tempo, os conflitos dentro das organizações podem ser inevitáveis. Como as pessoas competem dentro da organização, elas podem entrar em conflito com os objetivos, os procedimentos, as figuras de autoridade e os indivíduos. O conflito pode ser prejudicial mas, surpreendentemente, ele pode ter algumas vantagens também.

Conflito (conflict image by Dmitri MIkitenko from Fotolia.com)

O que é o conflito?

Os conflitos podem surgir em organizações sempre que as pessoas têm contato. As pessoas podem discordar sobre os fatos ou sobre a solidez das opiniões expressas por aqueles que têm autoridade. Pode haver o que comumente chamamos de "conflito de personalidade", com um membro do grupo fazendo comentários negativos sobre o outro, ou evitando a pessoa por completo.

Outra forma de conflito ocorre quando as pessoas dentro de uma organização chegam a um acordo sobre as metas, mas discordam sobre os procedimentos necessários para atingi-las. Rivalidades, lutas de poder e divergências sobre o papel do indivíduo na organização são formas comuns de conflito organizacional.

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O conflito pode ser vantajoso?

A palavra "conflito" tem conotações negativas de uso comum, por isso, tendemos a pensar que o conflito só pode ser uma desvantagem em uma organização. Isso não é necessariamente verdade. O conflito de tarefas, no qual as pessoas discordam sobre a essência da discussão ou as diretrizes de uma figura de autoridade, pode ser construtivo. Ao ouvir os lados conflitantes, as pessoas dentro da organização podem pensar mais cuidadosamente sobre os problemas e tomar decisões melhores. Aqueles que discordam sobre os procedimentos para realizar um objetivo podem chegar ainda a novos e melhores procedimentos ou, após a discussão, os membros do grupo podem sentir que o objetivo em si pode ter que ser modificado.

Por outro lado, o conflito pode ter efeitos prejudiciais em uma organização. Ele pode ser prejudicial para os indivíduos; enfraquecer ou destruir um grupo; aumentar a tensão entre grupos, ou interromper os canais normais de cooperação. Em casos extremos, o conflito pode levar à violência, e também impedir que os membros de uma organização se concentrem nas tarefas e objetivos.

Gerindo conflitos

Alguns conflitos dentro de uma organização podem ser inevitáveis, mas é importante reconhecer sua existência a fim de resolver os problemas. Para implementar um programa eficaz de resolução de conflitos, é importante analisar a situação para saber sobre o que realmente o conflito trata. É uma luta por objetivos, território ou valores? Como as pessoas em conflito se comportam?

Assim que o problema for identificado, as linhas de comunicação devem ser abertas para permitir que todas as partes expressem suas opiniões. Um gerente de tato permitirá que ambos os lados tenham a chance de "salvar a aparência" ou o constrangimento. Finalmente, a negociação para uma solução que todos possam aceitar encaminhará os objetivos da organização.

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Referências

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