Mais
×

8 lanches deliciosos

Faça lanches saudáveis para as crianças
Getty Images

Introdução

Satisfazer crianças famintas depois da escola pode dar trabalho. Elas vasculham a cozinha atrás de pacotes de biscoitos enquanto você espera que, de alguma forma, achem mais apetitosos os legumes crus que você colocou no prato. Mas não é impossível fazer lanches saudáveis que ao mesmo tempo sejam fáceis, saborosos e que não tirem o apetite para o jantar.

Faça sanduíches com rodelas de maçã
Getty Images

Sanduíches de maçã

Satisfaça os desejos com este lanche doce e saboroso. Comece removendo o centro da maçã e fatiando em rodelas, explica Lucia Schnitzer, proprietária do Luci's Healthy Marketplace, uma mercearia especializada e orgânica em Phoenix, nos Estados Unidos. Em seguida, passe manteiga de amêndoas em uma fatia e salpique-a com granola. Depois, tampe com outra fatia de maçã e pressione suavemente para fazer um sanduíche. É possível substituir por manteiga de semente de girassóis, para as crianças alérgicas a nozes. "As amêndoas são ricas em cálcio e vitamina D e contêm muita proteína", acrescenta Lucia. "As maçãs são ricas em fibra além de ser naturalmente doces".

As vitaminas de frutas são saudáveis e saborosas
Getty Images

Vitamina de fruta e iogurte

Esta bebida agradável e refrescante é perfeita em uma tarde quente e também é uma forma rápida de adicionar mais frutas e cálcio na dieta infantil, indica Lucia. Ela sugere adicionar uma xícara da fruta favorita, se possível orgânica, e bater com 3/4 de xícara de iogurte e uma xícara de leite ou de suco de frutas. Para aumentar os benefícios, adicione vitaminas, proteínas, sementes de linhaça ou de chia. Lucia ainda informa que "as sementes de chia são ricas em ômega-3, que ajuda a melhorar a atenção e a capacidade cognitiva.

Coma legumes com molho de edamame
Michael Buckner/Getty Images Entertainment

Homus de edamame

Substitua o molho de legumes por este condimento exótico. Em um processador, bata bem uma xícara e meia de edamame descascado e cozido, duas colheres de sopa de água, suco de um limão, um dente de alho, duas colheres de tahini ou óleo de gergelim e uma colher de chá de molho de soja. Em seguida, adicione de duas a três colheres de azeite e continue a pulsar até que o molho fique macio, sem que esteja líquido demais, indica Lucia. Adicione sal a gosto.

Lanche de rolinhos de peru
Getty Images

Rolinhos de peru

Para os dias de maior apetite, experimente fazer antecipadamente estes mini-wraps. Pegue uma tortilla integral e passe duas a três colheres de sopa de homus até as bordas. Por cima, espalhe uniformemente espinafre, peru e queijo, adicionando tiras de pimentão e fatias de abacate. Enrole bem firme, corte em pedaços de 4 cm, prenda com palitos de dentes e deixe na geladeira até que as crianças entrem pela porta. "Esta é uma ótima fonte de proteínas, cálcio, fibra, ferro e vitamina K, para ajudar a recarregar o corpo e proteger os ossos em crescimento", explica Lucia.

Substitua o grão de bico do homus por feijão branco
Getty Images

Salgadinhos de pita integral torrado e homus de feijão branco

Faça seus próprios salgadinhos cortando pães pita integrais em lascas, passe um pouco de azeite e asse-os a 200ºC até que fiquem crocantes, explica Pauline Martinez, proprietária do Perk Eatery em Sottsdale, nos Estados Unidos. Pauline utiliza feijões brancos em vez de grão de bico e os processa com azeite, alho, suco de limão e ervas frescas. "As ciranças gostam muito de colocar molhos em alimentos e este é um saudável e delicioso".

Faça deliciosos lanches com bolachas de água e sal
Getty Images

Bolachas de água e sal com molho

As bolachas de água e sal são comuns nas dispensas de qualquer família e esta é outra forma de devorá-las. Misture cream cheese de baixas calorias ou iogurte grego, mirtilos frescos, bananas fatiadas, mel e raspas de limão. Passe a mistura nas bolachas e você ficará satisfeito. "Este lanche simples e delicioso será um dos favoritos", indica Pauline. Se a criança for intolerante à lactose, experimente usar soja, um iogurte ou cream cheese vegano.

As batatas-doces assadas substituem as batatas fritas
Getty Images

Lascas de batatas-doces

Crie uma versão saudável e caseira da batata frita comum: corte batatas-doces em fatias, passe um pouco de óleo de semente de uva e tempere com sal ou açúcar e canela, dependendo do desejo da criança, sugere Pauline. Asse as fatias a 220ºC até que fiquem douradas e crocantes por fora. "Este é um lanche doce, saudável e delicioso para esperar o jantar", ela acrescenta. "Qual criança não adora batatas fritas?"

Os espetos de frutas são um lanche gostoso e saudável
Getty Images

Espetos de frutas

Se não tiver tempo para ir ao mercado, este lanche rápido e simples poderá ser feito com ingredientes que já tiver na geladeira. Pauline recomenda cortar maçãs, bananas e morangos, e arrumá-los em um espeto de madeira. "As crianças gostam muito de puxá-los gradualmente e mergulhá-los no iogurte preferido ou na manteiga de amendoim", acrescenta.