Família

Abcesso em olho de gatos sem tratamento

Escrito por virginia lucas | Traduzido por juliana néris nakanejo
Abcesso em olho de gatos sem tratamento

Abcessos retrobulbares em gatos são incomuns, mas tratáveis

cat eye image by João Freitas from Fotolia.com

Devido à enorme quantidade de bactérias que vivem na boca do gato, um abcesso normalmente pode se desenvolver no local da mordida depois de brigas. Eles também podem se formar no espaço atrás do olho se o próprio se torna ferido e infectado. Os abcessos de felinos não tratados têm o potencial de desenvolver sintomas que podem ameaçar suas vidas, e eles devem receber tratamento veterinário o mais rápido possível.

Outras pessoas estão lendo

O que é um abcesso?

Um abcesso é essencialmente uma "bolsa" selada de bactérias ou pus que se desenvolve dentro de uma ferida infectada durante o processo de cura. Embora sejam normalmente formados por feridas resultantes de brigas, os abcessos podem se desenvolver através dos dentes, seio nasal e infecções sistêmicas. Quando uma ferida se torna infectada, o organismo do gato envia uma grande quantidade de neutrófilos, um tipo de célula branca sanguínea, ao local infectado. As bactérias e os neutrófilos se ligam uns aos outros enquanto a ferida se fecha, levando ao doloroso e inchado abcesso. O pus dentro dele deve ser drenado, ou o gato começará a apresentar sintomas como febre e perda de apetite.

Como um abcesso no olho é formado

Os abcessos oculares em felinos, chamados de abcessos retrobulbares, se formam de forma diferente dos abcessos padrão. Qualquer material estranho introduzido no olho ou na cavidade retrobulbar do gato tem o potencial de causá-los simplesmente por irritação dos tecidos sensíveis. Os abcessos e infecções oculares são mais comuns no período de seca, devido à natureza afiada e frágil das plantas secas. Quando o gato as mastiga, como muitos deles costumam fazer, as partes afiadas têm uma grande chance de causar irritação se migrarem da boca e passagens nasais para a cavidade ocular.

Sintomas de abcesso não tratado

Os sintomas de um abcesso retrobulbar sem tratamento frequentemente ocorrem repentinamente. Quaisquer protuberâncias ou inchaços dos olhos do gato devem ser examinados por um veterinário imediatamente. Esses sintomas nunca devem ser desconsiderados, pois eles podem levar a uma redução permanente ou perda da visão. Normalmente, os gatos apresentam sintomas de febre e perda de apetite. Olhos lacrimejantes e com corrimento enquanto ele se alimenta também apontam para um abcesso. Ele inclusive pode sentir dor quando tenta abrir a boca.

Diagnóstico veterinário

Apenas um veterinário qualificado pode oficialmente diagnosticar o abcesso retrobulbar. O diagnóstico frequentemente pode ser feito através de exame físico sem a necessidade de exame de sangue ou urinálise. Durante o exame, o veterinário fará um teste chamado de fluoresceína, que verifica se há ulceração. A pressão e sensibilidade ocular também serão checadas, assim como o nariz e a boca. Se o abcesso se tornar muito inchado, o gato precisará ser submetido à anestesia para que o exame não seja muito doloroso.

Tratamento e efeitos duradouros

Depois do diagnóstico feito pelo veterinário, os abcessos retrobulbares normalmente respondem muito bem ao tratamento. A finalidade é primeiro drenar o pus, que pode diminuir o inchaço e pressão. Os veterinários prescrevem cremes tópicos e medicamentos de via oral, ambos antibióticos e normalmente usados em conjunto. Assim que os donos administram o regime antibiótico, os casos mais leves devem melhorar em alguns dias. Em casos mais graves, deverá ser necessária a cirurgia para drenar o pus acumulado, onde o cirurgião veterinário irá abrir um caminho na cavidade ocular através do palato (céu da boca) do gato.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media