Qual é o acidente de trabalho mais comum para as crianças na China?

Escrito por kristen berry Google | Traduzido por ricardo torres iupi
Qual é o acidente de trabalho mais comum para as crianças na China?

Bandeira chinesa

china - chinese flag image by smn from Fotolia.com

Diligência e trabalho duro nem sempre valem a pena para as crianças chinesas. O trabalho infantil tem sido utilizado durante a maior parte da história da China, e os dados estatísticos a respeito de crianças feridas no local de trabalho são obscurecidos por razões políticas. Entretanto, o fato de que as crianças regularmente se machucam trabalhando é razão suficiente para demonstrar que o trabalho infantil continua a ser uma situação potencialmente perigosa.

Outras pessoas estão lendo

Análise especializada sobre o mercado de trabalho infantil na China

china - chinese flag image by smn from Fotolia.com

De acordo com a tradução em inglês do Boletim do Trabalho da China de 2007, o trabalho infantil na China está concentrado principalmente em eletrônicos, plásticos, vestuário, calçados e fabricação de brinquedos. Não é incomum para algumas crianças trabalhar 14 horas por dia em tarefas repetitivas, tais como costurar miçangas em camisetas, ou fazer a colagem de solas de sapatos. Compreender como a existência desse tipo de trabalho é possível para uma criança requer um conhecimento básico do sistema de ensino na China. O programa educacional chinês possui nove anos de ensino obrigatório (exigido por lei). Desde o início da escola primária até o ensino médio, as crianças têm direito à educação. No entanto, o maior fator que contribui para o estudante abandonar os estudos são as excessivas dificuldades que as famílias chinesas enfrentam para enviar seus filhos à escola. Compreensivelmente, muitas famílias que vivem nas áreas mais pobres da China não conseguem arcar com os custos de enviar seus filhos para a escola. Como resultado, as crianças ficam em casa e começam a sentir uma forte necessidade de contribuir com algo para o orçamento doméstico. Este é o momento em que o ciclo do trabalho infantil se inicia, em muitos casos, antes mesmo dos 14 anos de idade.

Lesões mais comuns envolvendo o trabalho infantil na China

china - chinese flag image by smn from Fotolia.com

As lesões mais comuns relacionadas ao trabalho infantil na China incluem problemas respiratórios por inalação de vapores produzidos durante o uso de colas, dermatites de contato devido à exposição aos constituintes das mesmas, sono insuficiente, lesões decorrentes de acidentes com máquinas de costura e visão comprometida devido à falta de iluminação. De acordo com um relatório feito pelo Indian Journal of Occupational and Environmental Medicine, a China é o principal produtor de calçados do mundo. As crianças que trabalham na indústria do calçado são expostas a uma variedade de perigos, devido à exposição a produtos químicos como o benzeno, utilizado como solvente em colas. Riscos e casos reais de doenças pulmonares, infecções de pele, câncer nasal, neurotoxicidade e outros fatores físicos afetam as crianças, uma vez que estão constantemente expostas a produtos químicos e vapores de cola.

Consequências dos péssimos locais de trabalho para as crianças chinesas

china - chinese flag image by smn from Fotolia.com

Igualmente comuns, porém menos grave para as crianças que trabalham na indústria de calçados, são também os ferimentos causados por agulhas afiadas. Embora este tipo de lesão possa parecer menos grave, a lesão repetida aumenta o risco de infecção, uma vez que as crianças nem sempre sabem como tratar corretamente essas feridas. Muitas crianças trabalham em tarefas tediosas como costurar miçangas em roupas durante todo o dia. Como consequência das más condições de iluminação, há uma doença referida no Boletim do Trabalho da China denominada "olhos de panda". As crianças que sofrem de "olhos de panda", são incapazes de abrir totalmente os olhos, como um resultado de fadiga, pouca iluminação e por permanecer olhando para a mesma tarefa por horas a fio.

Alertas sobre incidentes menos comuns, porém graves

china - chinese flag image by smn from Fotolia.com

As menos frequentes, porém mais traumáticas lesões relacionadas com o trabalho na China por vezes são fatais, especialmente em áreas com alta concentração de indústrias. No município de Qi, em Shanxi, 160 fábricas de utensílios de vidro operam diariamente. De acordo com o Boletim de Trabalho da China, 20 dessas fábricas foram recentemente denunciadas devido ao emprego ilegal de crianças. Em 2005, um gerente da fábrica de utensílios de vidro Baocheng jogou um par de alicates em um menino de 15 anos de idade, ferindo-o fatalmente. A China continua trabalhando para melhorar as leis de trabalho infantil e suas punições, mas quando a pobreza requer o trabalho infantil, uma batalha aparentemente perdida começa a tomar forma, fazendo com que esse problema pareça ser insuperável.

Prevenção do perigoso e ilegal trabalho infantil na China

china - chinese flag image by smn from Fotolia.com

O artigo 244 do Direito Penal Revisado da ​​China diz que "qualquer empregador, em violação das leis e regulamentos sobre a administração do trabalho, (que) obriga seus funcionários a trabalhar, restringindo a sua liberdade pessoal, e se as circunstâncias são graves, as pessoas que são diretamente responsáveis ​​pelo crime devem ser condenadas a pena fixa de prisão não superior a três anos, e deve também, ou apenas, ser multado." O Boletim do Trabalho da China espera ver a lei alterada, afirmando que qualquer trabalho forçado, e não apenas "excessivo" ou com "circunstâncias graves", seja punível com pena de prisão.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media