Alimentação

O que acontece quando você ferve o mel?

Escrito por madeline masters | Traduzido por pedro santos
O que acontece quando você ferve o mel?

O mel é conhecido por trazer diversos benefícios à saúde. Ferver o mel pode mudar suas propriedades naturais.

Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

O mel é um alimento natural com propriedades únicas. Ele tem sido usado há milênios como ingrediente em alimentos, bebidas e remédios. Ferver o mel altera algumas de suas propriedades físicas e químicas.

Outras pessoas estão lendo

Algum sabor é perdido

Os sabores do mel são delicados e se perdem facilmente quando ele é cozido. Uma regra geral é: “Se estiver quente demais para sua mão, está quente demais para o mel”. O mel apresenta diferentes sabores baseados na planta da qual ele é derivado. Por exemplo, mel feitos de flor de laranjeira terá gosto diferente do mel feito de trevos. Quando estiver fazendo produtos de mel, como mulso, uma bebida alcoólica feita de mel, é recomendável não ferver o mel. Ferver também é desnecessário porque o mel tem suas próprias propriedades anti-microbianas.

Algumas enzimas são mortas

Todo mel contém enzimas naturais e bactérias. Esses micróbios são o que impedem o mel de estragar. O mel é único alimento que nunca estraga. Quando o mel é fervido, as enzimas e bactérias contidas nele são mortas, deixando o mel vulnerável a se estragar.

O mel ficará mais grosso

Quando você ferve uma substância que tem consistência de xarope, como o mel, parte da água contida nele irá evaporar, deixando o restante do mel mais espesso que era antes. O mel fervido que foi deixado resfriar ficará mais parecido com um doce que com xarope. No entanto, o mel é higroscópico, ou seja, atrai água; por isso, caso seja deixado aberto, o mel readquirirá umidade.

Os cristais irão se dissolver

Muitas vezes um vidro velho de mel irá se separar numa substância branca e dura e um pouco de líquido remanescente. Isso acontece quando os açúcares do mel formam cristais (a parte branca e dura). Isso é normal – o mel ainda pode ser usado. Se um vidro de mel for colocado em banho-maria (não totalmente submerso), os cristais de açúcar vão acabar se dissolvendo e o mel se tornará líquido de novo.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media