Mais
×

Como fazer adubo com folhas de frutas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A compostagem é o processo natural de decomposição de resíduos de jardins e restos de comida, sendo o material resultante um ótimo fertilizante. Ela acontece através da ação de decompositores como minhocas, bactérias e insetos, tornando os resíduos parte do solo. É possível usar as folhas de frutas do jardim e restos de alimentos da cozinha para fazer um composto orgânico caseiro — um fertilizante para o solo. O composto originário da decomposição de folhas é chamado de turfa.

Instruções

Transforme as folhas caídas do jardim em um composto rico para o solo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Junte todas as folhas caídas de árvores frutíferas com o ancinho. Deixe-as secar por no mínimo uma semana para que fique mais fácil picá-las.

  2. Espalhe as folhas sobre o gramado em uma camada uniforme. Em seguida, passe o cortador de gramas sobre elas para picá-las.

  3. Encha o recipiente de plástico com as folhas, dispondo-as em camadas. Umedeça cada uma delas antes de criar a próxima, mas não adicione muita água. As folhas devem ficar úmidas, não encharcadas.

  4. Espalhe um pouco de grama cortada, farinha de alfafa ou borra de café sobre cada camada. Esse materiais são fontes ricas de nitrogênio e ajudam a acelerar o processo de decomposição, de acordo com Barbara Pleasant e Deborah Martin no livro "The Complet Compost Gardening Guide" (Guia Completo da Compostagem, sem edição no Brasil), 2008.

  5. Misture as folhas periodicamente usando um garfo de jardinagem. Isso ajudará a arejar a pilha e impedir que o material fique compactado.

  6. Adicione água suficiente para manter as folhas úmidas durante todo o processo de compostagem. O adubo estará pronto para ser usado quando as folhas tiverem se decomposto completamente, o que pode levar cerca de um ano. Após pronto, misture-o no solo como faria com fertilizante.

Dicas

  • Também é possível usar uma sacola de lixo resistente ao invés do recipiente de plástico. Encha-a com as folhas picadas, fazendo camadas e adicionando água e uma fonte de nitrogênio, assim como faria com o outro recipiente. Faça alguns cortes de 10 a 15 centímetros de comprimento ao redor da sacola para que o ar circule e feche-a firmemente. Para agitar as folhas, balance a sacola. Lembre-se de abri-la periodicamente para acrescentar água e manter as folhas úmidas.

O que você precisa

  • Recipiente de plástico de 85 litros
  • Ancinho
  • Borras de café
  • Cortador de grama
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article