Como ajustar o ponto de ignição de um Mazda 1994 1,6 L

Escrito por manny jeter | Traduzido por allan magalhães
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Como ajustar o ponto de ignição de um Mazda 1994 1,6 L
Tenha cuidado ao ajustar o ponto de ignição do seu motor (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O motor Mazda 1994 de 1,6 L de quatro cilindros, utilizado no carro compacto Mazda 323, possui um ponto de ignição de sete graus. O ponto de ignição determina quando uma centelha irá ocorrer para fazer o motor funcionar. Deve-se verificar e ajustar o ponto de ignição rotineiramente, pois ele pode ser perturbado facilmente pelo uso normal. É possível realizar esse procedimento simples com algumas ferramentas e conhecimentos básicos em mecânica.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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O que você precisa?

  • Calços para rodas
  • Pistola estroboscópica e garras
  • Chave inglesa
  • Cabos para chupeta

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Instruções

  1. 1

    Ligue o motor e desligue todos os acessórios do veículo, incluindo as luzes e o rádio.

  2. 2

    Saia do veículo e use os calços para apoiar as rodas dianteiras e traseiras. Entre no veículo, acione o freio de mão, coloque a transmissão em N (Neutral) e deixe o motor funcionando em uma velocidade ociosa acelerada de 750 RPM.

  3. 3

    Saia do veículo, deixando que a rotação volte ao estado ocioso e abara o capô. Ative o controle de estado ocioso acelerado no módulo de controle do motor, para que a velocidade ociosa elevada seja mantida.

  4. 4

    Ligue a pistola estroboscópica na bateria do veículo, colocando primeiramente o prendedor vermelho no terminal positivo e depois o prendedor preto no terminal negativo. Em seguida, ligue os prendedores em jacaré da pistola estroboscópica ao cabo da vela de ignição indicado por "No. 1", que está conectado ao cabeçote do motor. Aponte a luz estroboscópica para a polia conectada ao virabrequim.

  5. 5

    Verifique a marca de sincronização na polia e compare-a com a indicação de grau na frente do motor. É possível finalizar todas as operações caso o ponto de ignição já esteja em sete graus. Vá para a próxima etapa caso precise alterá-lo.

  6. 6

    Com a chave inglesa, folgue o parafuso de fixação do distribuidor, localizado na base do seu compartimento. Desconecte o tubo de vácuo do compartimento do distribuidor e conecte-a ao módulo eletrônico do controle de centelha. Use cabos para chupeta para aterrar a chave do carburador colocando os prendedores vermelhos na chave e os prendedores pretos no aterramento.

  7. 7

    Com as mãos, gire o distribuidor até que a marca de sincronização da polia se alinhe com o ponto de ignição desejado na aba de indicação de grau na frente do motor. A fabricante recomenda sete graus, então não escolha um valor muito distante disso.

  8. 8

    Remova os cabos para chupeta da chave do carburador e desconecte o tubo de vácuo do módulo eletrônico do controle de centelha. Reconecte o tubo no compartimento do distribuidor e aperte o parafuso de fixação com a chave inglesa. Remova os componentes da pistola estroboscópica.

  9. 9

    Desative o controle de estado ocioso acelerado e feche o capô. Entre no carro, coloque a transmissão em P (Park) e remova os calços das rodas.

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