Mais
×

Alergias de cavalos

Atualizada November 21, 2016

Uma reação de alergia é causada por uma proteína estrangeira, ou alérgeno, que invade o sistema imunológico do cavalo e provoca a liberação de histamina e outras substâncias que resultam em autolesão. Isso é chamado de reação de hipersensibilidade. A pele e trato respiratório são os alvos para sintomas alérgicos em cavalos.

Algumas gramíneas causam reações alérgicas em cavalos (horse image by michael langley from Fotolia.com)

Alergias de insetos

Moscas, ácaros, carrapatos, piolhos, mosquitos e pernilongos são insetos parasitas que podem irritar e ferir um cavalo. A maioria deles é sanguessuga. As partes da boca das moscas, em particular, rasgam a pele e causam danos consideráveis. Ocorrem reações de hipersensibilidade se o cavalo for alérgico a uma substância na saliva do inseto.

Alergias alimentares

De acordo com o Dr. Stephen White, DVM, do Departamento de Medicina da Universidade da Califórnia, alergias alimentares são raras em cavalos. Para causar uma alergia alimentar, o alérgeno deve romper com o forro do intestino para o sistema imunológico. Para um cavalo com intestino saudável, isso geralmente não ocorre.

Alergias de pele

A dermatite de contato ocorre ao redor do focinho, na parte inferior das pernas, pés e em locais de contato com a rédea. Alérgenos comuns incluem corantes e conservantes no equipamento do cavalo, produtos químicos de inseticidas tópicos, várias plantas e o bridão de borracha.

Sintomas

Os sintomas variam, mas podem incluir coceira e mordedura da pele, infecções bacterianas secundárias, perda de cabelo, depressão, crostas, descamações e nódulos sob a pele.

Diagnóstico

Identifique o alérgeno removendo o cavalo da exposição a todos os riscos possíveis de uma a duas semanas. Se o problema desaparecer, exponha o cavalo ao alérgeno suspeito. Se os sintomas retornarem, o diagnóstico é estabelecido. Depois que você souber o alérgeno, evite uma maior exposição.

Tratamento

Quando um irritante alérgeno fizer contato com a pele do cavalo, lave-a suavemente com água morna para remover todos os resíduos. Trate qualquer infecção secundária com um antibiótico tópico. Se a urticária persistir, você pode tratar o cavalo com corticosteróides e anti-histamínicos de ação curta.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article