Meu cavalo está perdendo pelos e a pele está escamosa como caspa

Escrito por karen s. johnson | Traduzido por giovana moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Meu cavalo está perdendo pelos e a pele está escamosa como caspa
Verifique seu cavalo quanto a mudanças na pele e na pelagem sempre que escová-lo (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Os cavalos podem apresentar problemas de pele tanto por condições subjacentes internas, como nutrição ou parasitas, quanto por fatores externos, como insetos, alergias ou excesso de hidratação. Os sintomas da perda de pelos e escamação da pele semelhante à caspa podem indicar mais de uma condição; a notícia boa é que a maioria dessas condições é tratável com a atenção devida. Aprender a identificar quaisquer lesões acompanhantes — ou a falta de lesões — é importante para diagnosticar adequadamente a condição de pele primária ou secundária do seu cavalo.

Outras pessoas estão lendo

Seborreia

Se a escamação semelhante à caspa for próxima à crina ou à cauda e for oleosa ou seca, suspeite de seborreia. É mais comum em raças puras e raças árabes, que têm a pele mais sensível. Procure por pontos duros perto dos cotovelos e jarretes. A seborreia, geralmente, é secundária a outros problemas, tais como má nutrição, alergias ou outra infecção de pele. Adicione óleo ou linhaça à dieta do seu cavalo. Se a caspa for oleosa, use um xampu de secagem com peróxido de benzoíla ou óleo de Tea Tree. Se a caspa for seca, use um xampu que contenha enxofre. Aplique uma pomada nos pontos duros para hidratá-los e removê-los. Aloe vera é uma boa escolha que a maioria dos cavalos tolera.

Meu cavalo está perdendo pelos e a pele está escamosa como caspa
A seborreia costuma criar uma substância semelhante à caspa perto da crina ou da cauda do cavalo (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Dermatofilose

Se a escamação for acompanhada de perda de pelos, suspeite de uma condição fúngica de pele chamada dermatofitose. Essas bactérias vivem no solo e podem não afetar nenhum cavalo saudável, a menos que algumas condições favoreçam, como a exposição excessiva a chuva e insetos. Se o pelo estiver caindo em tufos emaranhados e for doloroso quando removido, provavelmente a causa é a dermatofitose. Verifique as costas, extremidade traseira, pernas e pescoço do cavalo para identificar crostas circulares. Lave seu cavalo abundantemente com um xampu com medicação; os xampus de iodo são os mais fáceis de encontrar. Remova as crostas quando estiverem suaves e livre-se delas, pois a dermatofitose pode ser contagiosa. Lave suas escovas, cabrestos, cordas e outros equipamentos abundantemente. Casos severos podem exigir o uso de antibióticos. Mantenha seu cavalo saudável e propriamente higienizado para prevenir essa condição.

Micose ringworm

Se as lesões do cavalo forem consistentemente circulares, você pode suspeitar de micose ringworm. Quando remover as crostas, os pelos geralmente sairão em tufos, deixando a pele vermelha e escamosa. A micose é uma infecção muito contagiosa, então, isole seu cavalo e o equipamento dele. Ela também pode ser transmitida por humanos ou outros animais, então, lave tudo abundantemente depois de cuidar do seu cavalo. A micose ocorre em ambientes úmidos e vive no solo. Como muitas outras infecções, muitos cavalos saudáveis não serão vítimas da micose. Você pode encontrar xampus específicos para micoses ou obter um com o veterinário, junto com a pomada. Se você cortar os pelos em volta dos pontos de micose, o medicamento será mais eficaz.

Alergias a insetos e parasitas

Se seu cavalo estiver sofrendo uma reação alérgica a picadas de insetos, qualquer perda de pelos provavelmente ocorre por ele estar se coçando, o que resulta em pontos ressecados. Use sprays anti moscas, lenços e máscaras anti moscas para protegê-lo. Tente deixá-lo no estábulo durante o dia e liberá-lo à noite. Uma sobrecarga de parasitas no sistema do seu cavalo também pode fazer com que a pelagem fique danificada e caia. Janet Roark, uma veterinária de Austin, Texas, recomenda que você entre em contato com seu veterinário para se certificar de que seu programa e ingredientes de vermifugação sejam apropriados para sua área. Você pode levar uma amostra de fezes para o veterinário fazer uma análise mais precisa.

Meu cavalo está perdendo pelos e a pele está escamosa como caspa
Se seu cavalo for alérgico a picadas de insetos, tente mantê-lo no estábulo durante o dia (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)

Doenças subjacentes

Se nenhum desses casos parece se encaixar nos sintomas do seu cavalo, verifique a qualidade de pelos dele. Se forem grosseiros ou ondulados e não parecerem cair durante climas quentes, seu cavalo pode ter a doença de Cushing. Essa doença é causada por altos níveis do hormônio esteroide cortisol e, embora ele geralmente afete cavalos mais velhos, não é sempre o caso. Se seu cavalo apresentar sintomas frequentes de cólica, ele pode sofrer de úlceras. Carcinomas celulares escamosos e de sarcoidose são tumores comuns em cavalos, em que você pode notar pontos secos ou com crostas na pele.

Meu cavalo está perdendo pelos e a pele está escamosa como caspa
Cavalos mais velhos podem sofrer da doença de Cushing (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível