Qual alimento dar para uma criança com rotavírus

Escrito por mary earhart | Traduzido por deivid assis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual alimento dar para uma criança com rotavírus
Evite dar leite de vaca ou fórmulas para as crianças com rotavírus (Rayes/Digital Vision/Getty Images)

O rotavírus, uma infecção comum e contagiosa, geralmente afeta a maioria das crianças antes dos cinco anos. A infecção não confere imunidade, mas as infecções subsequentes serão menos graves. O período de incubação é de dois dias. A incidência é menor em crianças amamentadas e maior naqueles que frequentam creches.

Outras pessoas estão lendo

Início

Os bebês podem vomitar a cada cinco a 30 minutos nas primeiras 12 horas da infecção por rotavírus. Durante esse período intenso, é aconselhável manter o estômago vazio, mas poderá alimentar a criança se ela estiver com fome, fazendo uso de pequena quantidade de solução eletrolítica pediátrica ou de lascas de gelo com uma colher de chá. O excesso de açúcar estimulará o corpo a aumentar a quantidade de fluido no trato digestivo, podendo agravar a diarreia. Não deve ser dado leite de vaca ou fórmula, pois o rotavírus mata as enzimas necessárias para digerir a lactose, aumentando as dores de estômago e a diarreia. Notifique um médico se os vômitos frequentes persistirem por mais de 12 horas.

A próxima fase

O vômito deve desacelerar para cada uma ou duas horas na segunda fase da infecção pelo rotavírus. As crianças podem tomar mais líquidos agora, contudo ainda sem leite ou alimentos gordurosos. Se a amamentação é uma opção, faça isso exclusivamente. Caso contrário, os líquidos claros são os melhores. O chá de hortelã é suave e o aroma de menta alivia a náusea. O chá de gengibre é bom para cólicas e dor abdominal. Bebidas esportivas diluídas, picolés pediátricos de eletrólitos e água de arroz são todos boas escolhas. Faça a água de arroz fervendo 1/2 xícara de arroz em três xícaras de água por 45 minutos, coe o líquido e esfrie antes de servir. Não dê alimentos sólidos até que o vômito diminua para uma ou duas vezes por dia.

A fase final

Quando uma criança está vomitando só uma ou duas vezes por dia, os alimentos de fácil digestão podem ser dados conforme tolerado. Tente o leite de arroz em vez de leite de vaca. Sucos de vegetais, caldos e sopas podem ser adicionados. Conservas de feijão verde, ervilhas congeladas e cenouras ou batatas cozidas e purê fornecerão fibras, vitaminas, potássio e outros minerais. Frutas frescas serão bem-vindas, juntamente com aipo fresco e palitos de cenoura. É importante aumentar a fibra vegetal e adicionar suplementos probióticos ou alimentos fermentados, como iogurte, para substituir as colônias de bactérias "amigáveis" do intestino. A maioria das infecções por rotavírus tem seu curso dentro de uma semana.

Avisos

Embora os vômitos frequentes e a diarreia possam ser desgastantes, uma criança que não pode ser despertada facilmente pode estar sofrendo de desidratação grave. Olhos afundados, ausência de lágrima, mais de oito horas sem urinar e pele que forma "tendas" ou não volta ao normal depois de comprimida são sinais de desidratação grave. Algumas crianças com rotavírus precisam de reidratação por fluidos intravenosos em um ambiente hospitalar. Não dê medicamentos estomacais de venda livre. A maioria deles contém aspirina, o que não é apropriado para tratar infecções virais em crianças por causa de sua associação com a síndrome de Reye, uma doença rara, mas potencialmente fatal.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível