Saúde

Alimentos que aumentam as plaquetas sanguíneas

Escrito por chet carrie | Traduzido por vitcho ferroni
Alimentos que aumentam as plaquetas sanguíneas

As plaquetas são essenciais para conter a perda de sangue dos ferimentos

hand with blood image by Ivonne Wierink from Fotolia.com

A doença caracterizada pelo baixo número de plaquetas sanguíneas — as células do sangue que formas os coágulos para estancar o sangue — é conhecida como trombocitopenia. Decorrentes de muitas doenças físicas desde deficiência por ácido fólico à reabilitação pós quimioterapia, essa doença só pode ser combatida melhorando o sistema imunológico e permitindo que as plaquetas se repovoem. No momento, não existe nenhum alimento que aumenta diretamente a reprodução das plaquetas, embora muitos alimentos possam ajudar o sistema imunológico e adicionar vitaminas e minerais benéficos para o sangue à dieta.

Outras pessoas estão lendo

Peixe e nozes

hand with blood image by Ivonne Wierink from Fotolia.com

Peixe e nozes são fontes saudáveis de omega 3 e ácidos graxos que podem aliviar a inflamação no corpo. Isso é benéfico para aqueles que têm baixo número de plaquetas. Esses alimentos antiinflamatórios lutam contra o inchaço no corpo, permitindo que o sangue e o sistema imunológico façam outras coisas, como produzir plaquetas. Ácidos omega 3 podem aumentar a circulação no corpo e até mesmo baixar a pressão, mas seu uso deve ser monitorado cuidadosamente pois alguns ácidos graxos podem na verdade inibir a coagulação de sangue sem que afetem diretamente as plaquetas.

Frutas e alho

hand with blood image by Ivonne Wierink from Fotolia.com

A vitamina C é uma parte importante da manutenção e melhora do sistema imunológico. Encontrada nas frutas e nos vegetais, particularmente em frutas cítricas, ela ajuda no desenvolvimento dos vasos sanguíneos, nas funções do sistema imunológico e até reduz o risco de doenças cardíacas. O alho é outra ótima fonte de vitamina C, contendo 71% da ingestão diária dessa vitamina em uma porção. O alho também funciona como anticoagulante, então, aqueles que sofrem de anemia ou que tomam remédios para afinar o sangue devem tomar cuidado com a ingestão de alho. Um sistema imunológico saudável significa que a produção de plaquetas não será prejudicada enquanto ele combate infecções.

Tomates e bagas

hand with blood image by Ivonne Wierink from Fotolia.com

Tomates, bagas e nozes são alimentos ricos em antioxidantes. Eles melhoram o sistema imunológico combatendo o dano celular causado pelos radicais livres perigosos (átomos que reagem com o oxigênio e prejudicam células vizinhas). Com antioxidantes suficientes no corpo, o desenvolvimento de radicais livres é diminuído e o sistema imunológico pode focar em combater o desenvolvimento de doenças crônicas ou o reparo celular. A vitamina C também possui propriedades antioxidantes assim como a vitamina E, encontrada na abóbora, brócolis e cenouras. Melhorar o sistema imunológico com antioxidantes permite que o corpo foque na regeneração de plaquetas.

Folhas verdes

hand with blood image by Ivonne Wierink from Fotolia.com

Outra vitamina que melhora o sistema imunológico é encontrada nas folhas verde escuro de vegetais em saladas e sopas. Couve, espinafre, brócolis, alface e repolho são todas excelentes fontes de vitamina K, uma vitamina que promove a saúde óssea De acordo com o centro médico da Universidade de Maryland, a vitamina é conhecida pelo seu papel em ajudar a coagulação sanguínea. Tomar antibióticos, passar por tratamento radioativo ou tomar outros medicamentos de terapias extremas podem matar as bactérias do intestino que naturalmente produzem vitamina K. Suplementar com folhas verdes pode reintroduzir a vitamina ao corpo e permitir a formação sanguínea e coagulação a se desenvolverem normalmente.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media