Mais
×

Alimentos que contêm eletrólitos

Atualizado em 21 julho, 2017

Nos últimos anos, tomamos conhecimento do termo "eletrólitos". Se não fosse pelas campanhas publicitárias da Gatorade e outras bebidas esportivas, muitas pessoas não saberiam o que são essas substâncias químicas, muito menos saberiam sobre o importante papel que desempenham no corpo. Agora, graças a essas campanhas, uma maior porção da sociedade tem buscado repor os eletrólitos perdidos.

Bananas são excelentes fontes de potássio (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Descrição

Você provavelmente ouviu falar deles, mas o que são eletrólitos exatamente? São substâncias essenciais necessárias para o corpo realizar suas várias funções. Esses nutrientes, quando dissolvidos, criam soluções que são capazes de conduzir correntes elétricas — por isso o prefixo "eletro". Eles são importantes para a manutenção da saúde.

Os eletrólitos podem ser sólidos, líquidos ou gasosos, e contêm íons eletricamente condutores. Os corpos geralmente mantêm a quantidade normal de eletrólitos, mas muitas vezes eles precisam ser repostos. Os eletrólitos são perdidos principalmente de três formas diferentes — suando, vomitando e por diarreia — e é importante repô-los rapidamente.

Informações específicas

Apesar de todos os eletrólitos serem importantes, os principais são o sódio (Na+), o potássio (K+), e p cálcio (Ca2+). Outros eletrólitos incluem cloro (Cl-), magnésio (Mg2+), bicarbonato (HCO3-), fosfato (PO42-) e sulfato (SO42-).

Bebidas

Apesar de bebidas esportivas, como Gatorade e Powerade, serem talvez as bebidas mais conhecidas usadas para repor eletrólitos, existem outras alternativas mais naturais que também podem ser usadas. Essas bebidas esportivas sem dúvida repõem os eletrólitos perdidos, mas também contêm uma grande quantidade de açúcar, que você estará desnecessariamente adicionando ao seu sistema. Alternativas mais saudáveis a essas bebidas incluem suco de lima fresco com sal e açúcar, suco de laranja e de abacaxi.

Para crianças, o Pedialyte é maravilhoso e seguro para repor eletrólitos perdidos por diarreia ou vômitos.

Alimentos

Apesar da maioria das pessoas achar que os eletrólitos só podem ser repostos através de bebidas, existem alguns alimentos que também ajudarão a repor seus eletrólitos. Já que você quer ganhar potássio, sódio e cálcio, existem muitas frutas e vegetais que podem lhe ajudar a alcançar esse objetivo. Batatas, bananas, laranjas, passas, aspargos, abacates, sopa de tomate e folhas verdes estão entre os melhores alimentos para ajudar a repor eletrólitos.

Suplementos

Suplementos ou pílulas não são recomendados como uma maneira de repor eletrólitos. Pílulas como as de sal ou potássio podem ser encontradas no mercado, mas repor seus eletrólitos com alimentos ou bebidas é uma alternativa muito melhor. Isso lhe permite saber exatamente quantos nutrientes está ingerindo, e garante que você está ingerindo essas substâncias de uma maneira mais natural. Isso facilita a sua absorção pelo seu organismo.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article