Alimentos com baixo índice de ácido úrico

Escrito por sandie rollins | Traduzido por ana angelica clemente
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Alimentos com baixo índice de ácido úrico
Camarão, mexilhão lentilha, feijão, fígado e coração são alguns exemplos de alimentos com alto índice de ácido úrico (shrimp image by Aleksandr Ugorenkov from Fotolia.com)

A gota é uma doença reumatológica, inflamatória, metabólica e dolorida, que eleva os índices de ácido úrico no sangue e pode atacar sem aviso prévio. Existem medicamentos disponíveis para tratar a doença quando em processo inflamatório, mas se você busca formas de prevenir a doença antes que ela ocorra, o melhor mesmo é seguir uma dieta. Alimentos com baixo índice de ácido úrico, também conhecidos por alimentos de baixa purina, ajudam a prevenir a gota e outros tipos de inflamação.

Outras pessoas estão lendo

Carnes e proteínas

Os ovos são pobres em ácido úrico, desde que sua ingestão seja limitada em 3 a 4 vezes por semana. Queijos de baixa caloria tipo frescal também são aceitos na dieta. As nozes e a manteiga de amendoim são alimento de baixa purina, mas com alta concentração de gordura, portanto devem ser comidos com moderação. Um substitutivo totalmente natural da carne como fonte de proteínas é o tofu, um queijo feito da soja, uma leguminosa. Você vai ter o benefício da proteína sem o aumento do ácido úrico.

Alimentos com baixo índice de ácido úrico
Tofu é uma fonte de proteína natural com baixo índice de purina (tofu image by Silvia Bogdanski from Fotolia.com)

Latícinios

Os laticínios como o leite, o sorvete e creme de leite, são alimentos de baixa purina, desde que venham em sua forma desnatada ou semi-desnatada. Antes de comprar, busque no rótulo as informações calóricas do produto. O produto deve indicar menos de 30% de calorias provenientes da gordura.

Alimentos com baixo índice de ácido úrico
Os laticínios desnatados ou com baixo índice de gordura são alimentos permitidos em uma dieta para controle de ácido úrico (dairy products - cheese, milk, butter, sour cream image by Tatiana Belova from Fotolia.com)

Pães, arroz e carboidratos

Segundo a Associação Médica Americana, a ingestão de alimentos com alto índice de carboidratos complexos como grãos integrais ricos em fibras, frutas e vegetais limitam a incidência de ácido úrico. Incluem-se nesta lista, os pães e cereais, arroz, macarrão e farináceos integrais, ou seja que não foram processados ou refinados.

Alimentos com baixo índice de ácido úrico
O arroz integral é um carboidrato com baixa purina (brown rice image by willsphots from Fotolia.com)

Frutas e vegetais

Todas as frutas e vegetais contêm fibras, que desempenham um papel importante na digestão. Isso abre o caminho para a absorção de nutrientes saudáveis​​, ajudando a excretar o ácido úrico. O consumo regular de frutas frescas deve incluir, cerejas, bananas, maçãs, limões e laranjas, mas não apenas essas.

Alimentos com baixo índice de ácido úrico
As frutas contêm fibras que desempenham um papel importante na digestão (fruits image by Marc CECCHETTI from Fotolia.com)

Bebidas

O consumo de álcool deve ser moderado, especialmente se o indivíduo já tem altos índices de ácido úrico no sangue, pois ele eleva o nível do ácido úrico e também, devido a seus efeitos, pode interferir na escolha de alimentos ou bebidas com baixa purina.

Beba de 2 a 3 litros de líquido por dia. Água e sucos naturais são benéficos e ajudam o corpo a eliminar o ácido úrico, que causa condições inflamatórias nocivas como a gota.

Alimentos com baixo índice de ácido úrico
Sucos de fruta naturais são benéficos e ajudam o corpo a eliminar o ácido úrico (fruit juice image by timur1970 from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível