Alimentos permitidos na primeira fase da dieta de South Beach

Escrito por michele a clarke | Traduzido por mariana silva gray
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Alimentos permitidos na primeira fase da dieta de South Beach
A dieta de South Beach se tornou muito popular, pois as pessoas começaram a ver resultados (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)

A dieta de South Beach é dividida em fases para dar saúde para uma pessoa renovada e mais magra. A primeira fase é a mais restritiva e tem como objetivo limitar o número de carboidratos consumidos, assim como a quantidade de açúcar. Criado pelo cardiologista, Dr. Arthur Agatston, essa dieta existe desde aproximadamente 2001 e ganhou popularidade com o passar dos anos, pois muitas pessoas viram resultados.

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Instruções para a primeira fase

A primeira fase da dieta de South Beach dura duas semanas. Durante a primeira fase você pode comer toda a proteína magra que desejar. Além disso, existe uma quantidade mínima de legumes e verduras que precisa ser comida, sem limite superior. Essa não é uma dieta na qual você ficará com fome. Ao invés disso, seus hábitos alimentares serão diferentes e alguns alimentos serão restritos.

Na primeira etapa, você precisa comer três refeições por dia, além de dois lanches e você pode comer sobremesa após o jantar. É permitido tomar o quanto quiser de café e chá entre as refeições e também tomar muita água durante o dia. Nenhuma fruta, carboidrato ou laticínios são permitidos. Também não se pode consumir alimentos gordurosos ou com açúcar.

Proteína

Para o café da manhã, almoço e jantar você pode consumir a quantidade de proteína necessária para controlar sua fome. Tipos de cortes de carne incluem lagarto, carne moída (de primeira), filé, lombo ou alcatra. Cortes de carneiro incluem o corte central, a costelinha ou o lombo. Já para a carne suína pode-se comer presunto cozido, lombo canadense, lombo e filé. Peito de frango, peru ou bacon de peru (limitado a duas fatias por dia). É possível também saborear frutos do mar de qualquer tipo, assim como tofu com baixo teor de gordura, além de ovos, e frios com baixo teor de gordura.

Legumes e verduras

Para legumes você deve comer no mínimo meia xícara no café da manhã e duas xícaras no almoço e no jantar; não existe uma quantidade máxima. Os legumes podem ser alcachofras, aspargos, vagem, feijão manteiga, feijão preto, ervilhas, brócolis, chicória, couve-flor, salsão, pepinos, berinjela, alface, suco de legumes (180 ml por dia), tomates (um por dia), cebolas (meia por dia), cogumelos, mostarda, pimentões, picles, chucrute, espinafre, broto de alfalfa, abóbora e aboborinha. Existem alguns legumes que devem ser evitados; esses incluem a beterraba, as cenouras, o milho, batatas e o inhame.

Gorduras

As melhores opções de gorduras são o azeite de oliva e o óleo de canola. Outras gorduras boas incluem o óleo de milho, de soja, abacate, margarina, azeitonas e molhos de salada (com menos de três gramas de açúcar). Elas são limitadas a uma colher de chá no café da manhã e uma colher de sopa no almoço e no jantar.

Lanches e petiscos

Lanches consistem de proteína, legumes ou nozes. As nozes pode ser amêndoas (15), castanha-do-pará (4), castanha de caju (15), macadâmia (8), amendoim (20), pistache (30) ou nozes (15). Petiscos doces após o jantar podem incluir doces sem açúcar, picolés sem açúcar, gelatina sem açúcar ou goma de mascar sem açúcar. Adoçantes podem ser substitutos do açúcar como a sacarina e a sucralose.

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