Remédios naturais para infecções do trato urinário em gatos

Escrito por maura wolf | Traduzido por raissa oliveira
Remédios naturais para infecções do trato urinário em gatos

Uma infecção urinária pode trazer problemas para o seu gato

Thinkstock/Comstock/Getty Images

As infecções do trato urinário resultam de bactérias na bexiga ou na uretra (o tubo através do qual flui a urina). Isso faz com que urinar fique difícil para o gato. As obstruções causadas por infecções por cristais ou pedras na bexiga podem ser muito perigosas, especialmente em gatos machos. Se elas não forem detectadas cedo, podem se espalhar para os rins e causar sérios problemas. O tratamento da infecção urinária em um gato depende da causa e do seu nível de gravidade, portanto é importante que um veterinário diagnostique seu animal.

Outras pessoas estão lendo

Observe os sintomas

Os sintomas mais comuns de infecção do trato urinário ou doenças em gatos incluem: dor ao urinar, se esforçar ou chorar ao urinar, micção frequente com produção limitada, sangue na urina, perda de apetite e letargia. Veterinários da Cornell University informam que "um gato afetado é suscetível de passar a eliminar a urina fora da caixa de areia se ele chegar a associá-la com a dor ou se a urgência para urinar for crescente".

Ocorrência e recorrência

Infecções do trato urinário (ITU) são conhecidas por suas altas taxas de recorrência e podem causar uma série de problemas para o gato, devido à dor e à irritação que as acompanham. Remédios homeopáticos naturais ajudam a tratar os sintomas e também podem prevenir infecções recorrentes. De acordo com os autores do "Cat Owner's Home Veterinary Handbook", "infecções recorrentes podem ser o resultado da resistência aos antibióticos, por isso a urina deve ser analisada antes de se iniciar qualquer tratamento".

Tratamento

A maioria das infecções do trato urinário são tratadas com antibióticos, mas veterinários holísticos também podem usar uma variedade de remédios naturais para fortalecer o sistema imunológico do gato, para que ele possa resistir melhor ainda à infecção. Os profissionais holísticos, homeopáticos e alopáticos, muitas vezes, se concentram em corrigir quaisquer desequilíbrios fundamentais que permitam que as bactérias se proliferem no corpo de um gato específico. Há remédios naturais para tratar da irritação e dos sintomas da infecção do trato urinário, no entanto, eles não foram necessariamente desenvolvidos especificamente para gatos.

Escolha remédios apropriados para cada espécie

Muitos remédios herbais são à base de álcool, o que os tornam inseguros para uso a longo prazo em gatos. Por isso é importante tentar encontrar alternativas apropriadas, como um chá sem álcool para infecções do trato urinário. Dê aos gatos 1 colher de chá, três vezes por dia, de uma mistura de solidago, cavalinha, salsa e visco malva, até o desaparecimento dos sintomas. A vitamina C é um anti-inflamatório natural e contribui para diminuir o inchaço do revestimento da bexiga. Use uma forma tamponada dessa vitamina, como éster C, pois é menos provável que ele irrite o sistema digestivo. Como a vitamina C pode causar diarreia, você pode precisar ajustar a dose. Os antibióticos destroem bactérias benéficas, então talvez precise dar ao seu gato um iogurte probiótico uma ou duas horas depois dos antibióticos.

Remédios homeopáticos

A Cantharis e a Staphysagris são dois remédios que podem ser benéficos para o bem estar urogenital de seu gato. Essas ervas ajudam a restaurar o pH da urina e a restabelecer um fluxo saudável, a menos que um gato sofra de uma obstrução uretral, o que pode ser fatal e requer cuidados médicos imediatos. A Cantharis e a Staphysagris também ajudam a combater a infecção fornecendo os nutrientes necessários para o corpo do gato. A Cantharis alivia o desconforto em gatos que têm que fazer força para urinar. De acordo com o artigo “Natural Help for Urinary Incontinence in Pets”, quando se trata do tratamento de doenças do trato urinário e bexiga, "ingredientes como a Arctostaphylos uva ursi, a Berberis vulgaris, a Cantharis C6 e a C6 Staphysagris podem ser usados na restauração e promoção da saúde da bexiga [...] a eficácia da Cantharis e da Staphysagris é evidente depois de apenas algumas horas [...] momento no qual um gato que tem se esforçado e gritado de dor ao urinar pode finalmente ser capaz de fazê-lo sem desconforto".

Mantendo a saúde do trato urinário

Alimentar o seu gato com uma dieta mais natural e livre de produtos químicos, escolher alimentos úmidos em vez de secos e fornecer a comida mais fresca possível ajuda a equilibrar o sistema do seu gato, evitando infecções e fortalecendo sua imunidade. Tente aumentar a ingestão de líquidos, certificando-se de que o seu gato tenha sempre água acessível limpa e fresca, de preferência filtrada ou mineral. Se ele usa uma caixa de areia, mantenha-a sempre muito limpa e coloque-a em um local onde seu animal se sinta confortável para usá-la.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media