on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Remédios naturais para infecções do trato urinário em gatos

Atualizado em 17 abril, 2017

As infecções do trato urinário resultam de bactérias na bexiga ou na uretra (o tubo através do qual flui a urina). Isso faz com que urinar fique difícil para o gato. As obstruções causadas por infecções por cristais ou pedras na bexiga podem ser muito perigosas, especialmente em gatos machos. Se elas não forem detectadas cedo, podem se espalhar para os rins e causar sérios problemas. O tratamento da infecção urinária em um gato depende da causa e do seu nível de gravidade, portanto é importante que um veterinário diagnostique seu animal.

Uma infecção urinária pode trazer problemas para o seu gato (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Observe os sintomas

Os sintomas mais comuns de infecção do trato urinário ou doenças em gatos incluem: dor ao urinar, se esforçar ou chorar ao urinar, micção frequente com produção limitada, sangue na urina, perda de apetite e letargia. Veterinários da Cornell University informam que "um gato afetado é suscetível de passar a eliminar a urina fora da caixa de areia se ele chegar a associá-la com a dor ou se a urgência para urinar for crescente".

Loading...

Ocorrência e recorrência

Infecções do trato urinário (ITU) são conhecidas por suas altas taxas de recorrência e podem causar uma série de problemas para o gato, devido à dor e à irritação que as acompanham. Remédios homeopáticos naturais ajudam a tratar os sintomas e também podem prevenir infecções recorrentes. De acordo com os autores do "Cat Owner's Home Veterinary Handbook", "infecções recorrentes podem ser o resultado da resistência aos antibióticos, por isso a urina deve ser analisada antes de se iniciar qualquer tratamento".

Tratamento

A maioria das infecções do trato urinário são tratadas com antibióticos, mas veterinários holísticos também podem usar uma variedade de remédios naturais para fortalecer o sistema imunológico do gato, para que ele possa resistir melhor ainda à infecção. Os profissionais holísticos, homeopáticos e alopáticos, muitas vezes, se concentram em corrigir quaisquer desequilíbrios fundamentais que permitam que as bactérias se proliferem no corpo de um gato específico. Há remédios naturais para tratar da irritação e dos sintomas da infecção do trato urinário, no entanto, eles não foram necessariamente desenvolvidos especificamente para gatos.

Escolha remédios apropriados para cada espécie

Muitos remédios herbais são à base de álcool, o que os tornam inseguros para uso a longo prazo em gatos. Por isso é importante tentar encontrar alternativas apropriadas, como um chá sem álcool para infecções do trato urinário. Dê aos gatos 1 colher de chá, três vezes por dia, de uma mistura de solidago, cavalinha, salsa e visco malva, até o desaparecimento dos sintomas. A vitamina C é um anti-inflamatório natural e contribui para diminuir o inchaço do revestimento da bexiga. Use uma forma tamponada dessa vitamina, como éster C, pois é menos provável que ele irrite o sistema digestivo. Como a vitamina C pode causar diarreia, você pode precisar ajustar a dose. Os antibióticos destroem bactérias benéficas, então talvez precise dar ao seu gato um iogurte probiótico uma ou duas horas depois dos antibióticos.

Remédios homeopáticos

A Cantharis e a Staphysagris são dois remédios que podem ser benéficos para o bem estar urogenital de seu gato. Essas ervas ajudam a restaurar o pH da urina e a restabelecer um fluxo saudável, a menos que um gato sofra de uma obstrução uretral, o que pode ser fatal e requer cuidados médicos imediatos. A Cantharis e a Staphysagris também ajudam a combater a infecção fornecendo os nutrientes necessários para o corpo do gato. A Cantharis alivia o desconforto em gatos que têm que fazer força para urinar. De acordo com o artigo “Natural Help for Urinary Incontinence in Pets”, quando se trata do tratamento de doenças do trato urinário e bexiga, "ingredientes como a Arctostaphylos uva ursi, a Berberis vulgaris, a Cantharis C6 e a C6 Staphysagris podem ser usados na restauração e promoção da saúde da bexiga [...] a eficácia da Cantharis e da Staphysagris é evidente depois de apenas algumas horas [...] momento no qual um gato que tem se esforçado e gritado de dor ao urinar pode finalmente ser capaz de fazê-lo sem desconforto".

Mantendo a saúde do trato urinário

Alimentar o seu gato com uma dieta mais natural e livre de produtos químicos, escolher alimentos úmidos em vez de secos e fornecer a comida mais fresca possível ajuda a equilibrar o sistema do seu gato, evitando infecções e fortalecendo sua imunidade. Tente aumentar a ingestão de líquidos, certificando-se de que o seu gato tenha sempre água acessível limpa e fresca, de preferência filtrada ou mineral. Se ele usa uma caixa de areia, mantenha-a sempre muito limpa e coloque-a em um local onde seu animal se sinta confortável para usá-la.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...