Como amaciar carnes já cozidas

Escrito por james woudon | Traduzido por karenini k. viana
Como amaciar carnes já cozidas
A gordura intramuscular é um indicativo de pouca contração da fibra muscular, deixando a carne mais macia e saborosa (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Alguns bifes, particularmente os com pouca gordura, são difíceis de cozinhar de maneira a ficarem macios. Isto é devido ao fato de que estes cortes magros normalmente vêm de áreas onde o boi faz mais exercícios, tais como pernas e ombros. É importante cozinhar os bifes suavemente, ou então eles ressecarão e será muito difícil comê-los. Mas mesmo depois que a carne estiver cozida, nem tudo está perdido. Existem várias maneiras de deixar um bife mais tenro mesmo depois de cozido.

Instruções

  1. 1

    Retire o bife do calor, em seguida, coloque-o em um prato e cubra-o sem pressionar com papel alumínio. Deixe o bife descansar por cerca de 10 minutos, e mais tempo se o bife for maior. Isto redistribui o caldo em todo o bife. Guarde o caldo em excesso.

  2. 2

    Corte o filé perpendicularmente a fibra da carne. Isto é especialmente útil no caso da fraldinha, que tem as fibras orientadas horizontalmente. Quanto menores as fibras forem cortadas, mais macio será cada pedaço.

  3. 3

    Adicione o caldo que foi guardado ao bife. Para engrossar o caldo você pode colocá-lo em uma panela e acrescentar vinho ou caldo. Este molho vai manter a umidade da carne.