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Análise SWOT de varejistas

Uma análise SWOT avalia as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma empresa. Embora uma análise SWOT possa ser executada para um varejista como um todo, um varejista também pode fazer parte da análise SWOT direcionando os possíveis ganhos e perdas envolvidos com o lançamento de uma nova linha de roupas, abertura de um novo ramo ou até mesmo a mudança do método de distribuição. As análises SWOT possuem muito mais aplicações além dessas citadas.

A análise SWOT permite nortear o rumo que o seu negócio seguirá (Chart analysis image by Dmitriy Lesnyak from Fotolia.com)

Forças

Quando estiver formulando as forças da matriz SWOT, direcione e liste todos os componentes internos que dão ao seu negócio uma ponta competitiva ou suas áreas de melhor performance. Por exemplo, esta seção listaria fatos como ter uma grande base de consumidores, marcas de renome, produtos de alta duração, cadeia de distribuição eficiente, baixa rotatividade de equipe e baixa despesa geral. Esses exemplos aparecem na seção de pontos fortes porque são atributos positivos sobre o ambiente interno do negócio.

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Fraquezas

Ao encontrar as fraquezas, direcione e liste todos os componentes internos que estão impedindo seu negócio de atingir uma melhor performance. Por exemplo, esta seção deveria listar baixa qualidade no serviço de atendimento ao cliente, longas filas de espera, inventário pequeno, produtos defeituosos e baixa autoestima da equipe. Esses exemplos são atributos negativos do ambiente interno do negócio.

Oportunidades

Quando estiver listando as oportunidades, liste as características externas que podem prover uma oportunidade do seu negócio crescer ou expandir. Por exemplo, esta seção pode listar menos leis trabalhistas, diminuição do preço da matéria prima, menos competidores, crescimento econômico da população local. Esses exemplos estão relacionados ao ambiente externo do negócio que o varejista pode tirar proveito.

Ameaças

Ao listar as ameaças, liste as variáveis externas que podem ameaçar o crescimento do seu negócio. Por exemplo, nesta seção você pode listar a redução da base de consumidores, mais competidores entrando no mercado, aumento dos impostos, descontinuação de produtos ou diminuição da demanda média. Esses exemplos são externos ao negócio e o varejista pode ter que fazer bastante esforço para se adaptar e competir contra eles.

Como fazer uma análise SWOT

Uma análise SWOT deve estar formatada para caber em uma tabela 2x2 onde as forças e fraquezas estão listadas na linha de cima e as oportunidades e ameaças são listadas na linha de baixo. Certifique-se de que as forças e oportunidades estejam colocadas na coluna da esquerda e que as fraquezas e ameaças estejam na coluna da direita.

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Referências

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