O que é o anis-estrelado?

Escrito por lauren vork | Traduzido por andressa gonzalez
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é o anis-estrelado?
O anis-estrelado é fácil de ser identificado devido a sua forma única (the anise image by Marina Subocheva from Fotolia.com)

Você pode já ter encontrado a planta anis-estrelado à venda onde ervas incomuns são vendidas ou na lista de ingredientes de uma receita exótica. Essa casca de planta de aparência estranha é um tempero relativamente comum, embora venha de longe e seja muitas vezes incompreendida. Mesmo que o anis-estrelado seja uma especiaria com a qual você não esteja familiarizado, são boas as chances de que o tenha encontrado em um dos muitos produtos e receitas com os quais teve contato.

Outras pessoas estão lendo

A planta de anis

O anis-estrelado vem de uma pequena árvore perene nativa da China e, por esse motivo, é muitas vezes conhecido como "anis chinês", embora o seu nome científico seja Illicium verum. Essa árvore possui folhas em forma de espadas, com uma textura ligeiramente cerosa, e suas flores podem ser vermelhas ou brancas. Quando cultivada, cresce quase do tamanho de uma grande roseira.

O fruto do anis-estrelado

A "estrela", usada geralmente como uma erva, é o fruto do Illicium verum. Uma casca oca amadeirada em forma de uma estrela de oito braços que protege grandes sementes. Os frutos são colhidos imediatamente antes de amadurecerem para evitar a liberação das sementes. Antes de amadurecer, o fruto é verde claro e macio com pontas marrom-avermelhadas.

Anis-estrelado versus Anis

O anis-estrelado é muitas vezes confundido com o anis "padrão", ou Pimpinella anisum, ou essas plantas são consideradas como sendo intimamente relacionadas. Na verdade, a planta de anis é pequena e verde clara, semelhante ao endro, com pequenas flores brancas. As plantas não estão intimamente relacionadas (embora as duas sejam nativas do sudoeste da Ásia), mas são comparadas uma com a outra porque o aroma transmitido por suas sementes é muito semelhante. Isso porque ambas contêm o composto orgânico anetol, um óleo natural que dá sabor às duas plantas, como também à erva-doce, ao alcaçuz e ao manjericão.

Cozinhar

Tanto a casca em forma de estrela quanto a semente do fruto do anis-estrelado contêm anetol e, portanto, o fruto inteiro é usado na culinária. Ele pode ser cozido em líquido para extrair o seu sabor ou moído e polvilhado nos pratos. O anis-estrelado é um ingrediente popular nas culinárias chinesa e indiana, emprestando seu sabor distinto como parte em tais combinações de temperos amplamente utilizados, como o garam masala e o pó de cinco temperos. É o ingrediente principal de alguns chás chai. Além de alimentos, o anis-estrelado dá sabor a uma grande variedade de bebidas, incluindo o Galliano, a sambuca e algumas variedades de absinto.

O anis medicinal

O anis-estrelado é normalmente usado como um remédio popular para o tratamento de dor articular e como um auxiliar digestivo; é também utilizado na fabricação de certos medicamentos feitos para o alívio dos sintomas da gripe.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível