Antibiótico natural para reduzir infecções do meu cão

Escrito por michelle rosa raybeck | Traduzido por aline fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Antibiótico natural para reduzir infecções do meu cão
Os antibióticos naturais podem ser uma alternativa mais segura par combater infecções no seu cão (dog image by Mat Hayward from Fotolia.com)

Os veterinários costumam receitar medicamentos antibióticos para infecções bacterianas, mas às vezes também para as infecções virais ou fúngicas, sobre as quais os antibióticos não possuem qualquer efeito positivo. Embora os antibióticos acabem com a infecção, eles também podem matar bactérias saudáveis que mantêm o sistema digestivo do seu cão funcionando corretamente. Além disso, com o uso frequente, os cães adquirem imunidade aos antibióticos. A natureza cria substâncias antibióticas que combatem infecções sem matar os organismos amigáveis de que o corpo do seu cão precisa para se manter saudável no geral.

Outras pessoas estão lendo

Medicamentos antibióticos

Se o seu cão possui uma infecção interna ou externa, o seu veterinário pode receitar medicamentos antibióticos como amoxicilina. Os antibióticos realmente matam a infecção. O trato digestivo do seu cão, no entanto, contêm bactérias naturais que facilitam o funcionamento do mesmo. Os antibióticos farmacêuticos abalam um equilíbrio delicado, e os resultados podem ser vômito, diarreia e outros sintomas desagradáveis. Ademais, se o seu cão tiver infecções com frequência e o seu veterinário receitar antibióticos todas as vezes, o cão irá, com o tempo, tornar-e imune ao medicamento, e será necessária uma dose mais alta ou um antibiótico mais forte para produzir o mesmo efeito.

Antibióticos naturais

Existem várias ervas e outras substâncias naturais que possuem propriedades antibióticas. Essas substâncias incluem, entre outras, alfafa, astrágalo, própolis de abelha, prata coloidal, equinácea, alho, hidraste, mel, nim, urtiga, folha de oliveira e muitas outras. Um herborista ou veterinário holístico poderá guiá-lo na escolha de um antibiótico natural para o seu animal de estimação.

Dosagem

Nunca utilize qualquer coisa no seu cão que você não utilizaria em si mesmo. Lembre-se de que, se você utilizar ervas ou prata coloidal, a dose para o seu cão deverá ser proporcionalmente menor. Para os cães, a melhor forma de administrar antibióticos naturais oralmente é em forma de infusão ou de chá. Algumas gotas três vezes ao dia mantém as propriedades antibióticas funcionando no sangue do seu cão. Na pele, você pode cobrir as feridas com antibióticos tópicos, como própolis de abelha, prata coloidal, alho ou mel. Sempre continue a utilizar o antibiótico por alguns dias após os sintomas desaparecerem, mas nunca mantenha um cão em antibióticos, mesmo os naturais. Antes de colocar o seu cão em qualquer regime de saúde, sempre informe o seu veterinário do que está fazendo.

Combatendo infecções

Se o seu cachorro for mais propenso a infecções ou já teve uma que foi resistente a antibióticos, talvez seja bom mudar sua dieta para incluir menos alimentos processados e mais carne crua. A carne crua é o que o seu cão comeria na natureza, enquanto cereais, ingredientes importantes em muitas rações comerciais, não fazem parte de sua dieta natural e não são digeridos tão bem quanto a carne. Isso também pode afetar aquele equilíbrio delicado de micro-organismos naturais que vivem no corpo do seu cão. Pergunte ao seu veterinário como mudar a dieta do seu cachorro gradualmente. Também é bom acrescentar vitamina C para fortalecer o sistema imunológico. Encontre um suplemento que você possa adicionar à comida do seu cachorro. Lembre-se: para qualquer coisa que você mesmo ingeriria, o seu cão deve receber uma fração da dose.

Converse com o seu veterinário

Certifique-se de que o seu veterinário saiba sobre as suas preocupações em relação aos antibióticos e que esteja disposto a colaborar com você para experimentar algo natural. Se ele insistir que os medicamentos são a única opção, talvez seja melhor procurar por um veterinário holístico para guiá-lo conforme você aprende a tratar o seu cão de forma natural.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível