Mais
×

Como aparar as unhas de um jabuti

Atualizado em 20 julho, 2017

As unhas de jabutis selvagens são mantidas naturalmente curtas à medida que eles cavam e procuram comida, mas as unhas de jabutis de estimação podem crescer excessivamente se ele não se exercitar o suficiente ou for exposto a pedras e superfícies ásperas. As unhas de um jabuti devem ser aparadas muito cuidadosamente para não feri-lo. Converse com um veterinário se você não tiver certeza do comprimento ideal de suas unhas.

Instruções

Manter seu jabuti em seu habitat natural irá gastar suas unhas naturalmente (turtle image by tomcat2170 from Fotolia.com)
  1. Segure o jabuti para que ele não fuja. Um ajudante será útil nesta parte.

  2. Corte apenas a ponta de cada unha. É muito fácil machucar as cutículas sem querer se você tentar cortar demais as unhas, especialmente se elas forem escuras, dificultando a identificação das cutículas. Conforme você for encurtando as unhas do animal, as cutículas também irão se retrair e encurtar, o que lhe possibilitará encurtar as unhas do seu jabuti com o tempo, sem machucá-lo.

  3. Se você acidentalmente cortar uma cutícula, aplique pó estíptico com um cotonete até que o sangramento pare.

  4. Corte as unhas de seu jabuti até o comprimento desejado, aos poucos, ao longo de vários meses, com cuidado para não ferir sua pele.

Dicas

  • Alguns jabutis precisam de unhas mais longas para cavar. Converse com um veterinário antes de decidir apará-las.

Aviso

  • Unhas grandes demais podem ser sinais de uma deficiência nutricional. Se você perceber outros sintomas, como um casco mole ou deformado, descamação da pele ou um bico muito grande, consulte um veterinário para melhorar a dieta do seu animal.

O que você precisa

  • Ajudante
  • Cortadores para garras de répteis
  • Cotonete
  • Pó estíptico
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article