Como ser tão flexível quanto um ginasta

Escrito por stephanie dube dwilson | Traduzido por david henrique pires ferraz
Como ser tão flexível quanto um ginasta
Melhore sua flexibilidade com alongamento diários (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Alongamentos são a chave para a flexibilidade. Mesmo que algumas pessoas sejam mais flexíveis que outras, todos podem melhorar sua flexibilidade se estiverem dispostos a dedicar-se a um regime regular de alongamentos.

Instruções

  1. 1

    Adicione alongamentos ao seu dia. Mesmo que não seja necessário alongar cada parte do corpo todos os dias, você deve trabalhar alongamentos pelo menos cinco minutos por dia. Divida o corpo em partes, como coxas, tornozelos e quadríceps na segunda, quarta e sexta-feira, e peitoral, costas e braços terça, quinta e sábado.

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    Alongue os músculos depois de se aquecer. Se você se alongar no final do dia, pode já estar adequadamente aquecido, mas, se o fizer logo de manhã, é importante fazer mais ou menos dez minutos de exercícios cardiorrespiratórios leves antes de começar a se alongar. Não é bom alongá-los sem o aquecimento, pois pode ocasionar lesões nos músculos.

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    Seja persistente e paciente. Leva-se algum tempo para ver algum progresso ao começar um programa de alongamento. Alongar-se ocasionalmente é um dos erros mais comuns cometidos por aqueles que desejam melhorar sua flexibilidade. Alongue-se constantemente e seja paciente, pois assim o seu esforço será recompensado.

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    Não pule partes do corpo que não pareçam responder bem ao treinamento. É mais satisfatório alongar grupos musculares responsivos do que aqueles que não reajam tão bem aos estímulos. Se notar a flexibilidade das coxas melhorando dramaticamente após algumas sessões de alongamento, mas ainda estiver sofrendo com cãibras na perna ao alongar os tornozelos, pode ser bem tentador pular o exercício de tornozelos. Mesmo que não seja necessário trabalhar mais essas partes, deve-se continuar a alongá-las tanto quanto os músculos mais responsivos.

  5. 5

    Relaxe ao segurar a posição no alongamento. Não pule, tensione ou prenda o fôlego. Mantenha o músculo alongado por pelo menos dez segundos, e até um minuto, para tirar o máximo de proveito do alongamento.

Dicas & Advertências

  • O maior auxílio no aumento da flexibilidade é o tempo. Como o progresso pode ser lento, comprometa-se a se alongar por um período de tempo, como seis semanas, e avalie os resultados ao final delas.
  • Quicar durante os alongamentos ou pedir a alguém para forçar seu alongamento não aumenta a flexibilidade, mas pode ocasionar lesões.

O que você precisa?

  • Tapete de exercício ou toalha
  • Faixas para alongamento (opcional)

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