×
Loading ...

Como aprender a fazer um fluxograma

Atualizado em 17 abril, 2017

Um fluxograma é um tipo especial de gráfico descrevendo as etapas de uma tarefa ou um algoritmo. Cada fluxograma é constituído por uma série de formas geométricas, cada uma delas correspondendo a uma ação específica, enquanto as setas orientam os leitores através das diferentes etapas necessárias depois de cada decisão. Aprender a criar fluxogramas não é uma tarefa extremamente difícil, mas, como seu design é padronizado, é necessário memorizar a forma adequada para representar cada passo.

Instruções

Fazer um fluxograma não é difícil (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Pratique dividindo atividades em etapas individuais. Comece com as suas cotidianas, como tomar banho ou atravessar a rua e veja quantos passos você dá sem perceber, como ajustar a torneira de água fria quando a água está muito quente. Faça uma lista dessas ações em um bloco de notas.

    Loading...
  2. Estude os símbolos para fluxograma e memorize o que cada forma representa. Por exemplo, a oval sempre denota o início ou o final de uma ação, enquanto os losangos simbolizam decisões. Use o manual de símbolos no FlowBreeze - disponível na seção de Referências - para isso.

  3. Use as setas para conectar dois símbolos e também mostrar ao leitor onde ele deve ir. A utilização de setas é especialmente importante em fluxogramas complexos, contendo muitas decisões e um caminho distinto de tarefas para cada decisão. Deixe um espaço grande entre as formas para por as setas. Assim, os leitores podem acompanhar facilmente.

  4. Crie fluxogramas de suas ações cotidianas, com base na lista de ações que você escreveu no bloco de notas. Comece com uma forma oval e liste todas as ações em retângulos e losangos, para indicar quando precisa tomar decisões.

  5. Crie fluxogramas para tarefas simples de computador, como criar e imprimir um documento ou instalar um programa. Dessa forma, você pode praticar o uso de símbolos especializados, como os de paralelepípedo para entrada e saída de dados ou a forma da letra "D" para simbolizar atrasos.

Loading...

Dicas

  • Os programas Microsoft Word, Excel e PowerPoint 2010 permitem que você crie fluxogramas, usando uma barra de ferramentas especializada. Vá para o menu "Inserir" e clique em "Formas". Na lista que aparece, você pode encontrar todos os tipos de forma e setas que precisa para criar um fluxograma digital.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...