Artesanato: como fazer flores com miçangas

Escrito por katee dyd | Traduzido por mayra chibante
Artesanato: como fazer flores com miçangas
A técnica francesa de se fazer flores com miçangas é fácil e não requer muitas habilidades (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

As flores de miçangas francesas são incrivelmente intrincadas, normalmente parecendo reais. O termo "miçanga francesa" define a técnica em que as miçangas estão presas em um arame e são continuamente enroladas ao redor de um centro. A história dessas flores data de séculos atrás e é ainda um artesanato popular nos dias de hoje. A tecelagem com miçangas é linda, além de não requerer muitas habilidades, sendo uma ótima iniciação na arte de se fazer flores.

Instruções

  1. 1

    Para dar início à pétala, corte o arame bronze com 50 cm de comprimento e coloque três miçangas rosas nele.

  2. 2

    Dobre o arame ao meio, deixando uma miçanga em um lado e duas na outra dobra.

  3. 3

    Insira a ponta do arame que tem apenas uma miçanga no orifício das outras duas, deixando aquela única cair na dobra. Puxe as extremidades, firmando o entrelaçamento.

  4. 4

    Coloque quatro miçangas em um lado do arame e puxe a ponta oposta através dessa quadra. Continue o trabalho com as miçangas em fileiras com as seguintes quantidades: seis, oito, dez e 11.

  5. 5

    Complete os lados usando nove miçangas e colocando-as através daquelas iniciais, na ponta inferior. Repita o processo com o outro lado. Talvez sejam necessárias mais ou menos miçangas para se atingir o comprimento dos lados. Isso depende do tamanho delas.

  6. 6

    Finalize puxando os arames juntos, firmando-os e torcendo-os em aproximadamente 1 cm. Faça nove pétalas, completando uma flor.

  7. 7

    Repita os três primeiros passos usando as miçangas e o arame verde para fazer a folha. Faça as fileiras nas seguintes quantidades: três, quatro, cinco, cinco, cinco, quatro, três, dois e um.

  8. 8

    Finalize a folha na última miçanga, puxando, tensionando e torcendo os arames juntos. Faça cinco folhas, completando um ramo.

  9. 9

    Fixe as pétalas em camadas semiespiral ao arame floral e prenda com fita, enrolando de 2,5 a 5 cm para baixo do caule principal.

  10. 10

    Monte as folhas, torcendo três juntas e torcendo as outras duas para baixo do "caule".

  11. 11

    Com a fita adesiva, prenda as folhas no caule principal, enrolando-as no comprimento desejado. Corte qualquer excesso de arame com o alicate. Aumente a largura do caule enrolando várias vezes. Dê forma às pétalas e folhas de acordo com o seu design.

  12. 12

    Faça flores e folhas em quantidades e variedades de cor e tamanhos que você quiser, criando a sua peça final.

O que você precisa?

  • Arame de artesanato bronze calibre 26
  • Arame de artesanato verde calibre 28
  • Miçangas rosas tamanho 11/0 e do tipo seed
  • Miçangas verdes tamanho 11/0 e do tipo seed
  • Arame floral
  • Fita floral
  • Alicates

Lista completaMinimizar