Mais
×

Artesanatos manuais sobre os Astecas e Maias

Atualizado em 20 julho, 2017

Os povos antigos do México e da Guatemala, os Astecas e os Maias, criaram muitos tipos de artesanato manuais com suas artes que passaram através de gerações. Os descendentes desse povo antigo ainda criam muitos desses artesanatos, usando técnicas e projetos tradicionais. Os artesãos modernos também usam os mesmos materiais que suas contrapartes antigas, como fibras de tecido, metal, argila e pedra.

Conhecidos por suas pirâmides, os Astecas e Maias criarem muitos tipos de artesanatos manuais (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Tecelagem

Tecelagem é um artesanato manual popular entre mulheres Maias. Usando algodão, fibras de agave e lã, mulheres Maias tecem o tecido em um equipamento chamado malacati, tecendo cobertores, roupas e redes em teares. Desenhos de tecelagem comuns para os Maias incluem figuras religiosas, cosmografia e mitologia, como formas de diamante representando o universo. Mulheres Maias também tecem roupas tradicionais usadas desde os tempos antigos, como o huipil, uma blusa com um colar bordado que geralmente é usado com uma saia e amarrado com um cinto de tecido.

Objetos culturais incluindo um cobertor com desenho de diamante são geralmente usados pelos tecelões Maias (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Metalurgia

Utilizando ouro, prata e cobre, os povos antigos do México criaram vasos, jóias e pratos. Na cidade de Santa Clara del Cobre no estado de Michoacán, artesãos mexicanos criaram a metalurgia de cobre martelado, criando vasos e outros itens decorativos, alguns com desenhos bonitos ou prata martelada incrustada. Ambos Astecas e Maias criavam jóias, usando desenhos tradicionais como uma meia lua. Eles criam pingentes, brincos e colares.

Artesões metalurgicos bem-sucedidos, os Astecas e os Maias criaram muitos itens de metal decorativos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Estatuetas de Jaina

Um uma ilha fora da costa mexicana, agora chamada de Jaina, os Maias construíram um centro cerimonial chamado Hanal, ou "casa de água". A escavação das tumbas da ilha recuperaram pequenas estatuetas de argila, provavelmente produzidas entre 600 e 1000 A.C. Os habitantes atuais da ilha criam e vendem réplicas das históricas estatuetas, geralmente mostrando chefes tribais, nobres e deuses em roupas cerimoniais. Outros materiais usados para fazer estatuetas de Jaina são metais e jóias preciosas, couros e madeira esculpida.

Artesanato em pedra

Os Astecas e Maias também utilizavam pedra para seus artesanatos manuais. Usando pedras como jade e obsidiana, os Astecas e Maias criaram diversos itens, como imagens de deuses e máscaras. Os Astecas esculpiram pequenos ídolos em pedra comumente retratados como divindades Astecas. Exemplos de máscaras de pedra variam desde enfeites simples até peças ornamentadas com madre-pérola e pedras semi-preciosas encravadas.

Este é um ídolo Asteca do deus Quetzocoati (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article