Artistas do século XIX

Escrito por audrey farley | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Artistas do século XIX
Os artistas do século XIX refletem diversas influências e tradições (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Os artistas do século XIX eram principalmente pintores, uma vez que a pintura era a forma de arte mais dominante e celebrada. Todavia, esses pintores eram inspirados por diversos movimentos e tradições, até conflitantes, no decorrer do século. Os grupos mais proeminentes de artistas que surgiram nessa época foram os grupos Neoclássicos, Românticos, Realistas e Impressionistas.

Artistas Neoclássicos

Muitos dos artistas do início do século XIX estavam associados ao Neoclassicismo, que se originou primeiramente na segunda metade do século XVIII, na Europa, onde o espírito do Iluminismo ainda prevalecia. Segundo os ideais Iluministas, o homem (e não Deus) era celebrado. Os artistas Neoclássicos, assim como os pensadores Iluministas, favoreciam o intelecto humano e a realização, e imitavam deliberadamente a arte grega e romana para retornar aos ideais clássicos que exaltavam o homem, e não as autoridades religiosas. Talvez o mais famoso artista neoclássico seja Jacques Louis David, que representou Sócrates preparando-se para beber cicuta para mostrar que o homem sempre deve ser leal às suas próprias convicções primeiro e acima de tudo. Jean-Baptiste-Simeon Chardin, Nicolas Poussin e Jean-Auguste-Dominique Ingres são outros notáveis artistas Neoclássicos.

Artistas Românticos

Os artistas Românticos eram aqueles inspirados pelos ideais do movimento filosófico e cultural Romântico, que procurava a revolta contra os valores estabelecidos da sociedade e religião. Os Românticos exaltavam o indivíduo acima da sociedade, assim como a imaginação e as emoções acima da razão e do racional. Talvez, o mais importante seja que os Românticos celebrassem a natureza e sua sublime grandeza. Os pintores Românticos geralmente representavam ruínas cobertas de hera para mostrar que a realização humana está inevitavelmente sujeita aos ventos destruidores da natureza. Os Românticos temiam a capacidade de destruição da natureza, mas acreditavam que esta era necessária para restaurar o equilíbrio e a ordem das culturas que se tornavam decadentes. Entre os famosos artistas Românticos estão Thomas Cole, Thomas Moran, Baron A. J. Gros, John Constable, Gilbert Stuart e John Henry Fuseli.

Artistas Realistas

Os Realistas eram artistas que se focalizavam em conceitos científicos de visão, como os efeitos ópticos da luz. Usavam também a arte para defender os ideais democráticos representando a "vida real", em vez de cenas de propriedade da classe superior, que eram glorificadas na arte Clássica e Romântica. Para representar honestamente a realidade, os artistas Realistas usaram como tema o mundo que os cercava, que incluía a vida comum da classe média. Entre os famosos realistas estão: Marie Rosalie Bonheur, John Singleton Copley, Gustave Courbet, Edgar Degas, Thomas Eakins, Wilhelm Leibl e Edouard Manet.

Artistas Impressionistas

Os artistas Impressionistas estrearam pela primeira vez em Paris. Os pintores Impressionistas usavam a luz natural e a técnica de pinceladas rápidas para representar paisagens. Nos Estados Unidos, os artistas originalmente resistiram ao movimento Impressionista, mas finalmente aceitaram e incorporaram o estilo na segunda metade do século XIX. Alguns pintores Impressionistas, como Claude Monet, representavam principalmente as cenas tranquilas da natureza, como lagos, lagoas e campos floridos. Pierre August Renoir geralmente representava indivíduos (geralmente mulheres) na natureza. Outros pintores Impressionistas, como os americanos William Merritt Chase e John Singer Sargent, escolhiam os ambientes animados da vida urbana. A energia cultural em Nova York produziu novos artistas Impressionistas com muito material temático.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível