Como assumir a postura do Cavalo na Ashtanga Ioga

Escrito por dana severson | Traduzido por geissy de assis
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Como assumir a postura do Cavalo na Ashtanga Ioga
Ashtanga Ioga é um sistema de ioga (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

A postura do Cavalo, ou Vatayanasana, é considerada parte da segunda, ou intermediária, série do Ashtanga Ioga, sendo um pouco mais avançada do que a primeira, ou primária. Ela é utilizada para limpar os nervos do corpo e, mais especificamente, leva os aspectos físicos de seu exercício a um nível energético maior. Com essa prática, seus ombros, quadris e joelhos se beneficiam ao mesmo tempo, enquanto seu corpo elimina gases desnecessários. A segunda série, da qual essa postura faz parte, exige muito mais experiência e força, além de flexibilidade e foco. Embora a postura em si possa parecer fácil, alcança-la é muito mais complicado.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Tapete de ioga
  • Roupas largas e confortáveis

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Instruções

  1. 1

    Comece com a postura da Montanha, ou Tadasana, no tapete.

  2. 2

    Levante seu pé direito do chão e puxe-o para cima até a articulação do quadril esquerdo. Você provavelmente precisará agarrar seu tornozelo para posicionar o pé no local apropriado ao longo de sua perna esquerda. Seu joelho direito deve ficar apontando para o chão.

  3. 3

    Enquanto expira, flexione o joelho esquerdo e, lentamente, desça o joelho direito. Preste muita atenção ao seu centro de gravidade. Isso pode ser difícil de executar se sua concentração estiver em outro lugar, tanto mentalmente quanto fisicamente.

  4. 4

    Estenda os braços para a frente e dobre os cotovelos para que as palmas das mãos fiquem viradas para você.

  5. 5

    Passe o cotovelo direito por baixo do esquerdo e gire a parte superior da palma das mãos de forma a ficarem uma de frente para a outra.

  6. 6

    Junte suas mãos. Comumente, os dedos de sua mão direita acabarão pressionados contra a palma de sua mão esquerda. Isso é completamente normal e não se preocupe sobre como ajustá-las.

  7. 7

    Levante seu peito, permitindo que sua coluna se alongue, e mantenha as costas retas. Permaneça nessa postura por 30 a 60 segundos.

Dicas & Advertências

  • Se você for incapaz de descer o seu joelho direito no passo 3, use uma parede até que seu centro de gravidade se acostume mais com os movimentos da postura.

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