Atividades para alunos com dificuldades

Escrito por suzanna didier | Traduzido por agmar vitti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades para alunos com dificuldades
Você pode motivar um aluno com dificuldades com uma abordagem multifacetada (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Você sabe instintivamente que todos os seus alunos têm capacidade para aprender, mas alguns apresentam dificuldades com o material. Embora não exista um conjunto único de atividades para lidar com todas as necessidades de alunos com dificuldades de aprendizado, você pode usar uma linha mestra para entender como abordar essa situação. Esse trabalho é importante. Pegar estudantes quando são jovens e conectá-los com sucesso ao processo de aprendizado pode reduzir o risco de eles abandonarem os estudos no futuro.

Outras pessoas estão lendo

Estilos de aprendizado

Conduza um inventário de estilos de aprendizagem com seus alunos. Compreendendo como eles adquirem e processam a informação, você pode ajustar as suas estratégias de ensino para atendê-los nas áreas em que são mais fortes. Para alunos iniciantes, alguns dos inventários mais simples de serem completados classificam os estudantes como cinestésicos, visuais ou auditivos. Em geral, aprendizes cinestésicos se beneficiam com atividades práticas, enquanto possuem mais dificuldades com leitura e interpretação. Estudantes visuais apreciam organizadores gráficos, apresentações em power point e utilização de canetas coloridas para enfatizar informações. Aprendizes auditivos se saem bem em discussões em classes e explanações em formato de palestra.

Atividades para alunos com dificuldades
Alunos cinestésicos se beneficiam de experiências práticas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Construção de habilidades almejadas

Alguns alunos com dificuldades possuem lacunas na compreensão de como aprender — lacunas que você pode abordar direcionando o aprendizado para as habilidades não praticadas. Essa abordagem prática se baseia tanto no seu conhecimento do estudante quanto em entrevistas informais com ele para determinar o ponto inicial da instrução. O seu objetivo é dividir atividades em tarefas mais simples compostas de estratégias de aprendizagem não abordadas. Dependendo do seu aluno, a lista pode incluir a construção de um esboço, o ato de fazer anotações, completar a lição de casa ou escrever parágrafos. Saber como abordar uma atividade de aprendizado pode melhorar a motivação do seu aluno.

Atividades para alunos com dificuldades
Alguns alunos podem apresentar dificuldades em saber como aprender (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Envolvimento dos pais

Dedique-se em envolver os pais com a sua escola. Um resumo de pesquisa publicado no Projeto de Pesquisa Familiar de Harvard aponta os ganhos acadêmicos que estudantes primários podem conquistar sob a abordagem da relação bem estruturada entre escola e casa. Pais dedicados ajudam na sala de aula, têm contatos que apoiam o professor, frequentam atividades da escola e estabelecem altas expectativas em relação ao aprendizado dos seus filhos. Essas atividades possuem efeitos de curto e longo prazos que são ligados a índices mais altos de leitura, melhorias no desenvolvimento de linguagem, hábitos de trabalho de qualidade e notas mais altas de aprovação.

Atividades para alunos com dificuldades
O envolvimento dos pais nas atividades da escola é benéficos aos alunos (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)

Envolvimento da comunidade

Convide a comunidade como um todo para trabalhar com seus alunos. Toda comunidade tem potenciais que podem ser explorados para ajudar a melhorar as conquistas acadêmicas dos alunos com dificuldades. Voluntários comunitários de organizações de serviços, igrejas ou faculdades podem se juntar aos alunos para momentos de leituras semanais, aconselhamento individualizado, ou classes de reforço após o horário escolar. Programas governamentais podem permitir que adultos dedicados a trabalhar por um ano com estudantes carentes melhorem a alfabetização. A dedicação significativa se baseia no senso de divisão de responsabilidades para o sucesso dos alunos.

Atividades para alunos com dificuldades
O envolvimento da sociedade como um todo também contribui com o desenvolvimento da alfabetização (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível