Atividades para alunos de inglês como língua estrangeira praticarem adjetivos superlativos

Escrito por kate bradley | Traduzido por laila teixeira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades para alunos de inglês como língua estrangeira praticarem adjetivos superlativos
Diga a seus alunos que eles formam seu "best group ever" (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Descrever pessoas, lugares e objetos é uma habilidade importantíssima para alunos de inglês como segunda língua. Uma vez que seus alunos tiverem dominado os adjetivos comparativos, aprender os superlativos permitirá que eles falem com maior confiança sobre qualquer assunto, desde programas de TV à festa da noite passada. Ensine os superlativos usando atividades cativantes para acelerar o aprendizado dos seus alunos e maximizar suas chances de sucesso.

Outras pessoas estão lendo

Atividades de interpretação

Divida a turma em duplas. Cada dupla deverá encenar uma situação como, por exemplo, uma briga entre marido e mulher, um casal recém-casado ou dois amigos conversando sobre alguém em quem ambos tenham interesse. Sua única instrução será "Crie um diálogo em que cada um da dupla use pelo menos três adjetivos superlativos". Você deverá ouvir afirmações como "You're the laziest wife in the world!" e "He is the most gorgeous man I know."

Peça aos alunos para fingirem que a sala de aula é algum outro lugar, como um zoológico, um cinema ou um shopping center. Toque uma música de fundo e deixe que eles se misturem e usem a imaginação para conversar sobre os arredores. Você poderá ouvir frases como: "This is the stupidest movie I have ever seen" e "That is the ugliest pair of shoes in the store!" Misture-se a eles para que possa monitorá-los e corrigir eventuais erros.

Atividades escritas

Faça uma lista com adjetivos sugeridos pelos alunos, como "tall", "funny", "old" e "fast". Peça a eles que observem os colegas por algum tempo e, depois, pegue uma folha de papel e faça uma coluna com o nome de todos. Eles deverão usar um adjetivo superlativo para descrever cada colega e, quando necessário, um substantivo (por exemplo, "prettiest eyes"). Peça que sejam utilizados adjetivos positivos. Ao fim, leia o nome de cada aluno e peça que os outros estudantes leiam em voz alta suas opiniões superlativas.

Jogue "Mad Libs" com sua turma. É uma excelente maneira de ajudar seus alunos a formar superlativos e fazer com que eles se familiarizem com os adjetivos que receberão o sufixo "est" e com os que serão precedidos por "most". Quando estiver preparando a aula, invente uma história, deixando espaços em branco no lugar dos adjetivos. Deixe que eles, em dupla, completem a história com superlativos, depois leia em voz alta os textos produzidos.

Atividades rápidas

Para revisar adjetivos superlativos de forma simples e rápida, mostre imagens de várias pessoas e objetos como celebridades, casas, livros e comidas. Entregue uma dessas imagens ao primeiro aluno em cada fileira para que cada estudante a descreva usando um adjetivo relevante. Dê uma foto diferente para os alunos da próxima fileira. Passe duas vezes por cada fileira para que cada aluno tenha duas chances.

Leve uma bola para a sala de aula e peça para que seus alunos fiquem em pé, formando um círculo. Diga um adjetivo, como "beautiful", e jogue a bola para um aluno. Ele deverá dizer esse adjetivo em sua forma superlativa ("most beautiful") e jogar a bola para um de seus colegas em três segundos, no máximo. A atividade deverá ser repetida para todos os alunos. Faça algumas rodadas para que a turma aprenda a converter rapidamente adjetivos em superlativos.

Outras atividades

Distribua cópias de um jornal escrito em inglês (uma cópia para cada dois alunos) e divida a turma em duplas. Dê uma tesoura para cada par e peça que recortem todos os os adjetivos superlativos que encontrarem dentro de dez minutos. Quando acabar o tempo, recolha os adjetivos recortados e os redistribua para outra dupla. Cada par deverá escrever um diálogo sobre seu país usando todos os adjetivos que tiver recebido e, em seguida, apresentá-lo para a turma.

Peça para que seus alunos imaginem estar vivendo no "Superlative World". Aqui, as maçãs não são simplesmente "red". São "the reddest apples in the universe". Diga a eles que, até o fim da aula, apenas adjetivos superlativos poderão ser usados. Assim, se algum aluno quiser dizer que algo é "funny", ele deverá dizer "the funniest thing ever". Conforme a turma for percebendo o quão ridículas suas frases soam, eles darão gargalhadas e aprenderão que nem sempre os superlativos são apropriados e, portanto, devem ser usados com cuidado para evitar exageros.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível