Saúde

Atividades científicas para trabalhar com tecidos, órgãos e células

Escrito por andy klaus | Traduzido por fabiana silva
Atividades científicas para trabalhar com tecidos, órgãos e células

As atividades ciêntíficas sobre células, tecidos e órgãos incluem invariavelmente o estudo da anatomia humana

Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

Na vida multicelular, as células formam os tecidos, os tecidos formam os órgãos, os órgãos são uma parte de sistemas de órgãos e estes trabalham em conjunto nos organismos. Entender a relação entre as células, os tecidos e os órgãos é fundamental para compreender os indivíduos de uma espécie e também as relações hierárquicas existentes entre as espécies em comunidades, biomas e ecossistemas. As atividades científicas quando bem trabalhadas incentivam os alunos a descobrirem detalhadamente como as células, os tecidos e os órgãos funcionam e relacionam-se entre si.

Outras pessoas estão lendo

Atividades científicas com células

Comece solicitando que os alunos façam modelos de células animais e vegetais. Esses modelos devem conter detalhes das organelas e das estruturas que compõem cada célula e demonstrar as diferenças entre as células animais e vegetais. Você pode usar diferentes materiais para fazer os modelos como, por exemplo, argila colorida ou coberturas para pizza. É só usar sua criatividade. Outra atividade eficaz é sugerir que os estudantes usem corante para tingir as células em vários estágios de meiose ou mitose. Os alunos devem observar as células tingidas sob um microscópio, para entenderem melhor as diferenças entre a divisão e a reprodução celular. Se você não tiver recursos disponíveis para realizar essa atividade e nem microscópio para estudo, pesquise exemplos fotográficos para mostrar a seus alunos.

Atividades científicas com tecido

As atividades científicas com tecidos devem estimular a compreensão dos diversos tipos de tecidos. Como os órgãos do corpo humano são compostos por tecidos conjuntivos, musculares, epiteliais e nervosos, os alunos devem começar explorando esses tecidos. Uma boa opção é preparar e observar cada um deles para compreender os vários tecidos do corpo humano. Os alunos devem tingir cada tipo de tecido com tinta apropriada (o iodo é uma opção econômica) e estudar cada um sob o microscópio. Eles podem fazer esboços para usar mais tarde na rotulagem, análise e comparação de tecidos. Se sua sala de aula não tiver os recursos necessários disponíveis para este projeto, ofereça a seus alunos recursos médicos ou científicos que mostrem os diferentes tipos de tecidos.

Atividades científicas com órgãos

As atividades científicas com órgãos devem explorar como cada um é estruturado, como eles funcionam dentro de um corpo e como se relacionam com o organismo como um todo. As atividades incluem rotulá-los e criar modelos estruturais simples. Você também pode sugerir atividades para a criação de modelos que destacam a função de vários órgãos. Por exemplo, criar um modelo de um pulmão e um diafragma com balões e uma garrafa de plástico. As atividades de correlação do órgão incluem a dissecção real ou virtual de organismos, tais como sapos e porcos.

Atividades com célula, tecido e órgão

Para enfatizar a natureza hierárquica das células, dos tecidos e dos órgãos, inclua atividades especiais para demonstrar como eles se correlacionam. Os alunos podem construir modelos de papel ou de argila para demonstrar como as partes se relacionam. Além disso, eles podem fazer árvores estruturais para descrever a relação hierárquica entre eles.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media