Atividades culturais asiáticas para a primeira série

Escrito por lauren thomason | Traduzido por mahira caixeta
Atividades culturais asiáticas para a primeira série

Use um globo terrestre para ajudar as crianças a entenderem onde a Ásia está localizada

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Crianças adoram aprender sobre culturas e pessoas diferentes. Apesar de você poder ensinar cultura asiática durante uma unidade específica sobre a Ásia, você também pode distribuir as atividades divertidas pelo ano durante eventos especiais que coincidam com feriados asiáticos.

Outras pessoas estão lendo

Mapa da Ásia

Distribua mapas do continente e assinale o nome de cada país. A maioria das crianças já ouviram falar da China e do Japão, mas podem não estar tão familiarizadas com a Indonésia ou a Malásia. Enquanto você fala para a classe sobre cada país, peça para que os alunos coloram cada país de uma cor diferente. Por exemplo, o mapa de todos da sala teria a China colorida de vermelho, o Japão de azul e a Coreia de marrom.

Aprenda sobre pandas

Ursos pandas são uma espécie altamente ameaçada de extinção. Em 2011, o Smithsonian National Zoological Park estimou que existem menos de 2000 pandas gigantes, tanto em cativeiro quanto em seus habitats naturais. Ensine aos alunos de primeira série sobre essas criaturas únicas, encontradas somente na China central, e sobre o fato do bambu ser a fonte primária de alimento desses animais. Assistam vídeos ao vivo de pandas em uma câmera do zoológico e deixe que as crianças coloram fotos de pandas gigantes. Peça que os alunos coletem dinheiro para enviar para algum zoológico próximo que possua pandas. O dinheiro é direcionado para cuidados com o animal e também para mantê-lo no zoológico.

Faça birutas japonesas

Deixe as crianças fazerem suas próprias birutas japonesas para ajudá-las a aprender mais sobre a cultura japonesa. Os japoneses comemoram o Dia das Crianças no dia 5 de maio e, nessa data, fazem birutas coloridas na forma de peixes. Deixe que as crianças façam suas próprias com sacos de papel craft e tintas. Corte o fundo de um saco de papel e abra suas costuras, deixando-o achatado. Deixe que as crianças façam rabiscos na parte de cima do saco; as marcas devem parecer com escamas de peixe. Colora um terço da parte superior do saco com cores primárias e fortes, depois corte tiras de 5 cm de largura do fundo do saco até 5 cm de distância da parte colorida. Enrole o saco na forma de um cilindro e feche-o com cola ou fita adesiva. Faça quatro buracos no topo do corpo do peixe e amarre um pedaço de barbante de 30 cm de comprimento em cada buraco. Una os quatro fios, amarre-os e depois pendure, ou deixe que as crianças saiam da classe e segurem as birutas enquanto correm.

Falando a língua da Índia

A índia é um país tão grande, que as pessoas falam diferentes dialetos e línguas. Apesar de nem todos saberem Hindi, a língua nacional oficial do país, a maioria das pessoas sabe pelo menos algumas frases comuns. Ensine algumas dessas frases para as crianças, ajudando-as a apreciar ainda mais a cultura desse país. Visite o site Time For Kids (TimeForKids.com) para obter uma lista de frases, explicações das palavras e clipes de áudio para Macs e PCs (as explicações e os clipes estarão em inglês).

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media