Atividades para desenvolver a autoestima em pré-adolescentes

Escrito por shae hazelton | Traduzido por débora sousa
Atividades para desenvolver a autoestima em pré-adolescentes

Uma criança com autoestima será vibrante e feliz

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Um forte senso de autoestima aumenta a confiança e transforma uma criança em um adulto feliz. O desenvolvimento da autoestima deve começar o mais cedo possível e continuar ao longo dos anos da pré-adolescência. Alguns estímulos podem vir de dentro da família, mas nunca subestime o poder das opiniões dos amigos, em uma criança vulnerável.

Outras pessoas estão lendo

Passeios em família

Passar tempo com a família ajuda as crianças a se sentirem seguras, enquanto experimentam a emoção de sair de casa para visitar algum lugar novo. É normal que as crianças queiram ter uma escolha em certos assuntos, portanto dê a elas uma lista de opções de passeios para escolherem. Limitar as opções garante que você também aproveite o passeio. Quando a criança escolher o local, visite o destino e desfrute de uma tarde em família. Seu filho ficará grato por você ter pedido a opinião dele, o que dará uma sensação de controle, ajudando assim a construir a sua autoestima.

Noite de experimentos na cozinha

Quando uma criança realiza algo positivo e recebe elogios, a autoestima dela sobe. Comece a organizar noites de experimentos culinários, em que seu filho possa ajudá-lo a fazer o jantar. Peça sugestões dele sobre o que você deve incluir no jantar, que é onde começa a parte experimental da noite. Supervisione cuidadosamente a criança, para garantir que ela não se machuque com os utensílios de cozinha. Elogie-a por ter ajudado com o jantar. Faça questão de dizer a todos que vierem ao jantar que você teve um ajudante especial na cozinha.

Jogos não competitivos

Providenciar um jogo emocionante para a criança a mantém interessada na atividade. Um jogo não competitivo dá um objetivo, sem necessidade de nomear um perdedor. Por exemplo, organizar uma caçada simples é não algo competitivo, mas dará a oportunidade de elogiar o trabalho duro do seu filho, quando ele retornar com todos os itens da lista. Inclua várias crianças na caça, para que elas possam trabalhar como um grupo de apoio, elogiando seus amigos, quando finalmente coletarem todos os itens.

Jogo do elogio

Às vezes, uma criança precisa de reconhecimento positivo dos seus amigos e dos pais, para aumentar a autoestima. Jogar o jogo do elogio com colegas ajuda uma criança a compreender o seu valor, bem como os pontos positivos que os outros veem nela. Peça para elas sentarem-se em círculo. Junte-se a elas e comece o jogo escolhendo uma criança que está ao seu lado. Faça um elogio sobre sua atitude ou aparência física. Agora é a vez dela de olhar para a pessoa ao lado e fazer o mesmo. Apenas jogue esse jogo com crianças que sejam gentis e atenciosas. Uma única palavra indelicada pode fazer seu filho voltar a um estado de baixa autoestima.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media