×
Loading ...

Atividades para desenvolver habilidades de comunicação verbal

Atualizado em 17 abril, 2017

A vida é construída sobre a comunicação. Pessoas que têm dificuldades em se comunicar verbalmente podem acabar em situações confusas e frustrantes. Uma comunicação ineficaz pode levar a divórcio, perda de emprego e outras dificuldades em relações interpessoais. Aprender e aperfeiçoar suas habilidades verbais é essencial para o sucesso em sua vida pessoal e profissional. Usar atividades para fortalecê-las é uma forma divertida e criativa de aprimorar sua capacidade.

Comunicação verbal (mail mouth image by MLProject from Fotolia.com)

Descrição de palavras

Essa atividade requer que os participantes se dividam em pares. Um dos participantes recebe uma palavra e precisa descrevê-la para seu parceiro. Abaixo da palavra que precisa ser descrita há uma lista de cinco palavras que a pessoa não pode usar nessa descrição. Por exemplo, se a palavra que está sendo descrita é "café", as cinco palavras mais comuns podem ser listadas abaixo, como "preto", "bebida", "creme", "açúcar" e "quente". A pessoa que está descrevendo a palavra terá que usar suas habilidades verbais para fazer seu parceiro entender do que se trata sem usar as palavras mais comuns.

Loading...

Interpretar personagens

Interpretar personagens é uma forma eficaz de demonstrar a comunicação verbal eficiente e ineficiente. Tenha dois voluntários para a demonstração e forneça a eles um enredo que exija comunicação interpessoal. Recomende que eles usem barreiras verbais na cena, como barulho, emoções exaltadas e incapacidade de escutar. Depois que a cena se desenrolar por um pequeno período de tempo, interrompa a dupla e peça aos espectadores que a avaliem. Peça então aos voluntários que tomem as críticas dos espectadores e apliquem à mesma cena. Os dois voluntários podem interpretar novamente, dessa vez demonstrando uma comunicação mais efetiva.

Objetivos

Jogos de objetivos podem ser usados para ensinar habilidades de comunicação verbal. Para realizar a atividade, forme um grupo de pessoas, forneça-lhes um objetivo a cumprir e adicione uma dificuldade para fazê-los trabalhar juntos. Por exemplo, oriente o grupo a formar uma fila em ordem de data de nascimento, do mais velho para o mais jovem - sem usar uma língua conhecida para se comunicar. Eles terão que encontrar outras formas de se comunicar e realizar a tarefa. Esse tipo de jogo vai incentivar o trabalho em equipe e as habilidades de comunicação verbal e não verbal.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...