Atividades para discalculia

Escrito por lisa henshall | Traduzido por camille sampaio
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades para discalculia
A matemática pode ser difícil e confusa para quem tem discalculia (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Matemática pode parecer difícil, mas para aqueles com o transtorno de aprendizado conhecido como discalculia, pode ser quase impossível. Entretanto, a condição pode ser controlada com trabalho duro e alguns truques para estes aprendizes especiais visuais e táteis.

Outras pessoas estão lendo

O que é discalculia?

Discalculia é um distúrbio de aprendizado que torna difícil entender a matemática. Pensa-se que seja tão predominante quanto a dislexia, que é um transtorno mais conhecido que torna difícil que alguém consiga ler. Acredita-se que aproximadamente 5% da população tenha discalculia.

Quais os desafios para alguém com discalculia?

Pessoas com discalculia enfrentarão dificuldades nas áreas de computação e raciocínio matemático (adição, subtração, multiplicação e divisão), memória matemática, escrita matemática, sequenciamento e fala matemática, assim como orientação visual e espacial. Uma pessoa com discalculia será desafiada por dificuldades de recuperação e memória, além do processamento de erros e precisará de estratégias de enfrentamento dessa condição pela vida inteira. Os que sofrem deste distúrbio são conhecidos por comentar que a discalculia faz os números "dividirem suas mentes", que olhar números grandes é como tentar ler uma língua desconhecida ou até que seus "bancos de memória" matemáticos fossem continuamente apagados após as lições.

Atividades: leitura de livros

A maioria das pessoas com este distúrbio de aprendizado são leitores vorazes, então não deveria ser uma surpresa que livros estejam entre as ferramentas disponíveis para essas pessoas. As ferramentas incluem o uso de livros ilustrados, como o livro "Teach Yourself Visually: Algebra".

Atividades: visualize

Pessoas com discalculia podem continuar a falhar mesmo com instruções intensivas de matemática. Usar um tutorial alternativo multissensorial pode ser de grande ajuda. Por exemplo, ao invés de apresentar a lição de adição em números, use uma figura em que os números estejas representados por objetos. Para estudantes que tendam a ser visuais e táteis, usar algo visual pode ajudar a entender e lembrar do conceito.

Atividades: Ação!

"Les Miserables" pode ser no que alguém com discalculia pensa quando tem contato com problemas de matemática, embora o teatro possa ser uma entidade multissensorial que funcione. Pode ajudar um estudante simplesmente com o instrutor tirando um tempo para desenvolver uma história e depois atuando; por exemplo, fazer um bolo usando frações, completar com alimentos de plástico, copos medidores de brinquedo e um chapéu de Chef.

Atividades: programas de aprendizado

Uma atividade que aqueles com discalculia podem usar para fortalecer suas habilidades de enfrentamento é o Davis Math Mastery Program (Programa Davis para Domínio da Matermática, em tradução livre). Apropriado para crianças de 8 anos, o método (que pode se completar em uma semana) ajuda a controlar a desorientação que o distúrbio traz e habilita os estudantes a "verem" a matemática e, quem sabe, serem capazes de entendê-la.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível