Conhecimento

Atividades eficazes de comunicação

Escrito por shelley frost | Traduzido por elia regina previato
Atividades eficazes de comunicação

Comunicação

Creatas Images/Creatas/Getty Images

A comunicação eficaz abrange uma variedade de habilidades individuais, inclusive a linguagem corporal, o discurso claro, o contato visual e o ato de escutar atentamente. As atividades de comunicação permitem que os participantes se concentrem nessas habilidades e entendam seu impacto sobre a eficácia da comunicação. Tais atividades, quando eficazes, funcionam bem para grupos de todas as idades, inclusive alunos em sala de aula e colegas em um ambiente de trabalho. Adapte-as para que se adequem a locais, idades e interesses específicos dos participantes.

Outras pessoas estão lendo

Instruções orais

Creatas Images/Creatas/Getty Images

Fornecer instruções orais para uma tarefa ou atividade, sem pistas visuais, força os participantes a usar uma linguagem precisa, enfatizando as habilidades eficazes de comunicação. Escolha uma tarefa para a atividade de instrução oral, como a realização de um desenho ou a construção de uma estrutura de blocos. Crie uma imagem original ou estrutura do bloco. Permita que um dos participantes veja a imagem ou a estrutura. Essa pessoa fornecerá as instruções orais para a tarefa, enquanto os outros as seguirão à risca, sem ver a imagem original ou a estrutura. A atividade força o instrutor a fornecer os passos específicos usando palavras para completar a tarefa, o que pode ser um desafio para muitas pessoas. Compare o resultado com o original para ver o quão bem os participantes se comunicaram.

Comunicação sem contato visual

Creatas Images/Creatas/Getty Images

Contato visual e linguagem corporal influenciam na comunicação entre duas pessoas. Essa atividade elimina esses dois fatores. Faça com que os dois participantes se sentem de costas um para o outro e peça a cada pessoa para contar uma história ao seu parceiro. Depois que ambos tiveram a oportunidade de contar uma história, reúna os participantes e discuta o exercício. Pergunte a eles qual foi a diferença desse tipo de conversa para uma normal. Tire conclusões sobre a importância do contato visual e da linguagem corporal em uma comunicação eficaz.

Relembrando os detalhes

Creatas Images/Creatas/Getty Images

Essa atividade de comunicação permite aos participantes avaliar as habilidades de ouvir para entender. Sem revelar a intenção da atividade, comece a ler uma história com muitos detalhes. Crie uma série de 10 a 15 perguntas sobre a história, fazendo questões muito específicas sobre os detalhes. Coloque-as para os participantes, pedindo que registrem suas respostas em uma folha de papel. Revele as respostas e veja se alguém respondeu a todas elas corretamente. Discuta as razões pelas quais as respostas podem ser diferentes.

Telefone sem fio

Creatas Images/Creatas/Getty Images

O clássico jogo de telefone sem fio dá uma demonstração efetiva de comunicação. A ideia por trás do jogo é sussurrar uma história curta para a primeira pessoa, que então sussurra para a próxima pessoa. Isso continua ao redor da sala até que todos tenham ouvido a história. O último participante a repete em voz alta e, logo após, você lê a história original. Compare as duas histórias e discuta como a comunicação mudou a história. Adapte-a para se ajustar à idade dos participantes. Para as crianças, use apenas uma frase. Para crianças mais velhas e adultos, conte uma história de pelo menos cinco frases.

Comunicação à distância

Creatas Images/Creatas/Getty Images

A distância física entre as partes em uma conversa afeta a eficácia da comunicação em geral. Use um par de voluntários para demonstrar esse conceito. Comece com os participantes frente a frente, com apenas alguns centímetros entre eles. Faça com que se envolvam em uma conversa sobre um evento que ocorreu recentemente. Peça aos outros que observem como eles interagem. Mova os dois voluntários a cerca de 1,80 m de distância e faça-os participar da conversa novamente. Os observadores devem prestar atenção à forma como a comunicação muda. Mova os dois voluntários para lados opostos da sala, continuando a conversa. Inicie uma discussão sobre a forma como a conversa mudou conforme os participantes ficaram distantes. Concentre-se no contato visual, no volume de voz e na linguagem corporal.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media