Atividades que ensinam a higienização das mãos às crianças do jardim de infância

Escrito por krystal miller | Traduzido por helmir soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades que ensinam a higienização das mãos às crianças do jardim de infância
Atividades sobre a higienização das mãos ensinam as crianças a lavar suas mãos de uma forma divertida (washing hands image by Julia Britvich from Fotolia.com)

A melhor maneira de impedir que as crianças do jardim de infância fiquem doentes e propaguem germes é ensiná-las a importância de higienizarem corretamente suas mãos. Faça da higienização das mãos uma atividade que desperte o interesse das crianças para que desfrutem desse hábito várias vezes durante o dia. Jogos e atividades interativas podem ensinar as crianças como os germes se propagam facilmente.

Outras pessoas estão lendo

Círculo de glitter

Peça às crianças para se sentarem formando um círculo e você ficará sentada no meio. Use uma garrafa de água para borrifar uma das mãos com água e espalhe glitter sobre ela. O glitter ficará grudado em sua mão e, assim, poderá explicar às crianças que as bactérias grudam nas mãos como o glitter. Diga aos alunos que o glitter simboliza as bactérias. Escolha um aluno e aperte sua mão com a que tem o glitter. Deixe que ela mostre aos colegas as "bactérias" que se espalharam na sua mão. Ela pode apertar a mão de outra criança para mostrar como é fácil os germes se transmitirem de uma mão para outra. Após higienizar as mãos com sabão e água, ela pode exibir a todos como os "germes" foram eliminados.

Recompensas

Após dizer às crianças que devem lavar suas mãos antes e depois de comer e de usar o banheiro, dê-lhes uma semana para praticarem esse hábito. Sem dizer nada às crianças, veja se elas lavam as mãos por conta própria. Todos os alunos que lavarem as mãos depois de usar o banheiro ou antes de comer sem que seja necessário dizer a elas para fazê-lo, obterão uma pequena recompensa. Recompense as crianças com prêmios pequenos, como lápis, guloseimas ou adesivos.

Cante uma melodia

Para ensinar às crianças a duração da higienização das mãos, deixe que elas cantem uma melodia enquanto as lavam. Elas podem cantar "A canoa virou" ou "Atirei o pau no gato". Essas canções são suficientemente breves para que as crianças não brinquem com a água, mas que servem para lhes mostrar a duração de uma higienização correta das mãos.

Concurso de higienização das mãos

Permita que as crianças higienizem as mãos e regressem para suas mesas. Movimente-se em torno da sala, verificando as mãos de cada uma para ver quem as higienizou melhor. Ofereça prêmios aos alunos que higienizaram corretamente suas mãos. Você também pode fazer um concurso baseado em tempo, onde as crianças tentam fazê-lo por 20 segundos, sem utilizar um temporizador. Explique-lhes que usar sabão e água será o ideal. Monitore o tempo que cada criança leva a higienizar as mãos por 20 segundos. O aluno que fizer isso mais próximo do tempo estabelecido, recebe uma pequena recompensa. O propósito dessa atividade é ensiná-las a realizar uma lavagem correta das mãos por, no mínimo, 20 segundos, de maneira a eliminarem a presença de germes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível