Atividades para ensinar alunos sobre a diversidade

Escrito por hilary riepenhoff | Traduzido por jesse mourao
Atividades para ensinar alunos sobre a diversidade
O respeito deve começar cedo (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

A diversidade está em toda parte -- não apenas na cor da pele, mas também no contexto familiar e nas deficiências. O trabalho dos educadores é formar pessoas que respeitem a diversidade. A educação não para no ensino primário, mas continua por toda a vida. Ensinar aos alunos sobre a diversidade promove um ambiente de sala de aula seguro e uma juventude respeitosa dentro de nossas comunidades.

Literatura

Ao preparar aulas que tratam da diversidade, você terá à disposição uma vasta literatura com esse foco. Ler livros com imagens sobre a diversidade e conduzir discussões a respeito é algo pode ser feito em aulas mais curtas. Você também pode planejar aulas em torno de capítulos de livros.

Dependendo da localização do professor e das necessidades da sala de aula, a seleção de livros deve mudar. Muitos sites oferecem listas de livros que tratam de deficiência, saúde, cultura e da dinâmica familiar. Os professores podem obter livros em sua biblioteca local ou através de empréstimos em outras bibliotecas.

Dramatização

A dramatização é outra atividade que proporciona aos alunos a oportunidade de vivenciar a diversidade, seja oriunda de deficiências ou de barreiras linguísticas. Os professores devem escrever cartões focados em temas específicos. Os alunos devem retirar uma carta do monte, e, durante toda a aula, devem respeitar as diferenças escritas em sua carta. Se uma criança é estudante de inglês, não poderá falar com seus pares e todas as tarefas escolares estarão em outro idioma ou rabiscadas. Além disso, seus pares devem fingir que não entendem quando a criança fala. No final do dia, o professor deve convidar os alunos a partilharem sua experiência -- seja de confusão, raiva ou compreensão. Se uma criança se chatear durante o jogo de encenação, o professor pode reduzir a duração da experiência da criança e dar mais tempo para a discussão em classe.

Multimídia e tecnologia

Há muitos vídeos, apresentações e viagens de campo virtuais disponíveis na internet. Essas viagens permitem aos alunos vivenciar outras culturas sem sair da sala de aula. Após assistir aos vídeos, todos devem discutir os temas apresentados.

Os alunos podem criar apresentações de computador ou videoclipes curtos que mostrem a diversidade dentro de sua sala de aula e ao redor do mundo. Os alunos podem aprender sobre esses temas construindo seu próprio conhecimento e compartilhando-o com seus pares em uma apresentação multimídia.

Pesquisa e apresentações

Os alunos receberão atividades com base em temas de problemas com a diversidade. Os alunos pesquisarão os seus temas individualmente ou em pequenos grupos. Eles devem receber uma lista de diretrizes para a pesquisa, incluindo complicações de deficiências ou pontos de vista baseados na cultura ou dinâmica familiar. Eles também devem ser incentivados a examinar todos os ângulos do tema, incluindo entrevistas com os membros da comunidade. Finalmente, os alunos apresentam a informação, explicando o entendimento desenvolvido. O professor deve reservar um tempo para os demais alunos fazerem perguntas.

Se os alunos estiverem no ensino fundamental, convide pessoas de várias culturas da sua comunidade para preparar apresentações compartilhando seus conhecimentos com a turma. Os alunos mais velhos podem examinar apresentações fornecidas por outras pessoas na internet.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível