Atividades para o ensino de escrita descritiva

Escrito por shandi stevenson | Traduzido por tiele machado
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades para o ensino de escrita descritiva
Muitas atividades que ensinam a escrita descritiva precisam de pouca preparação e são divertidas e desafiadoras para os alunos (little einstein 13 image by Paul Moore from Fotolia.com)

Ensinar a escrita descritiva aos seus alunos não só os fazem melhores escritores, mas também os preparam para serem melhores leitores e alunos mais ativos e atentos. Ao aprender como descrever pessoas, acontecimentos ou ambientes, eles aprendem a prestar atenção no mundo à sua volta e a pensar sobre o que veem, ouvem, cheiram, tocam e provam. Eles também aprendem como a língua funciona e como a criação de descrições vívidas torna possível a comunicação mais eficaz.

Outras pessoas estão lendo

Objetos misteriosos

Traga para a aula um pequeno objeto misterioso para cada aluno. Selecione partes de lâmpadas, uma campainha, ferramentas ou brinquedos que sejam difíceis ou impossíveis para os alunos identificarem. Faça a preparação para a atividade enquanto os alunos estiverem fora da sala, ou faça com que eles fechem os olhos enquanto você prepara. Posicione um dos objetos misteriosos na mesa de cada criança e cubra com um pano, uma tampa ou uma caixa virada. Peça aos alunos que peguem lápis e papel, e escrevam "Este objeto" na parte superior da folha. Explique que quando der o sinal, eles devem descobrir os objetos misteriosos sem que os outros vejam, e sem espiar os objetos dos outros. Então, eles devem cobri-los novamente e tirá-los de vista.

Ajuste o cronômetro para cinco minutos para alunos mais velhos ou de 10 a 15 minutos para alunos mais novos. Nesse tempo, eles devem escrever uma descrição do objeto sem nomeá-lo ou dizer sua função. Por exemplo, o aluno pode dizer "O objeto é redondo, verde, leve e difuso," ao invés de "O objeto é uma bola usada para jogar tênis". Quando acabar o tempo, peça aos alunos que leiam as descrições para a turma para que eles tentem adivinhar o que é. Quando os objetos forem revelados, fale sobre as melhores descrição e como elas foram específicas, detalhadas ou usaram palavras que despertaram os sentidos.

Reescreva o clichê

Entregue aos alunos uma lista com clichês descritivos comuns, como: seu rosto estava vermelho como um tomate; o cavalo corre como o vento; seu vestido era branco como a neve, e viajamos ao passo de uma tartaruga. Faça com que eles reescrevam os clichês criando suas descrições e comparações originais. Um pode ser reescrito como: seu rosto estava vermelho como um pirulito de cereja. Peça para que eles leiam as novas frases e discuta quais são as mais descritivas e por quê. Fale sobre como descrições mais precisas e coloridas fazem a escrita mais agradável e fácil de entender.

Está vivo

Escreva no quadro uma lista de frases com uma lacuna no lugar do verbo. Um exemplo pode ser: O vento noturno_. Peça aos alunos que preencham as lacunas com sintagmas verbais, como: O vento noturno atirou-se às janelas. Fale sobre o uso de verbos fortes e descrições específicas para dar impressão de movimento e emoção para a escrita, e torná-la mais vívida e poderosa.

Demostração de escritas descritivas

Dê a tarefa aos alunos de encontrar e compartilhar com a turma exemplos de uma boa escrita descritiva. Alunos mais novos podem procurar frases, enquanto os mais velhos devem encontrar um ou dois parágrafos. Os exemplos podem ser de artigos de jornal, os livros preferidos ou poemas e artigos do seus assuntos favoritos. Peça a eles para lerem os exemplos para a turma e salientar o que faz essa descrição ser boa. Por exemplo, "O escritor descreve a tempestade como se ela tivesse emoções humanas, fazendo com que seja mais fácil imaginar como ela era assustadora".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível