Atividades de escrita de Natal em um diário para alunos da segunda série

Escrito por liza hollis | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades de escrita de Natal em um diário para alunos da segunda série
Incentive a leitura e a escrita dos seus alunos com um diário natalino (Jupiterimages, Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Permitir que os seus alunos mantenham um diário é uma ótima maneira de fazê-los pensar e escrever. O Natal é um grande tema para ajudar os seus estudantes da segunda série a expressarem suas experiências pessoais com a comunicação escrita. Guie-os através de um limite ou tema diferente para cada anotação. Isso pode ser trabalhado em uma rotina diária na sala de aula em torno do feriado de Natal. O projeto pode até ser montado em um livreto para que as crianças deem às suas famílias no dia 25 de dezembro.

Outras pessoas estão lendo

Lista de desejos de Natal

Uma ótima maneira de fazer com que os seus alunos da segunda série escrevam é simplesmente pedir para eles listarem os cinco melhores presentes de Natal que querem este ano. Peça para explicarem o motivo, onde viram o presente pela primeira vez e como pretendem usá-lo. Você também pode introduzir a ideia do consumismo trazido com o feriado, perguntando-lhes, em primeiro lugar, por que as pessoas dão presentes no Natal.

Outras tradições do feriado

Forneça aos seus alunos alguns exemplos de várias tradições natalinas e festas ao redor do mundo. Por exemplo, explique como é o Natal no Japão ou defina brevemente o Hanucá. Em seguida, peça aos estudantes para escreverem dois ou três parágrafos explicando seus sentimentos sobre como são os feriados em todo o globo.

Tradição favorita de Natal

Peça aos alunos que pensem sobre as tradições de Natal que as suas famílias seguem a cada ano. Por exemplo, uma comida que cozinham na ceia, como decoram a árvore, como passam a véspera ou como fazem suas compras de Natal. Sugira que os alunos definam sua tradição favorita de Natal e expliquem o que isso significa para eles.

Melhor presente de Natal

Isso ajudará seus alunos a praticarem a capacidade de contar histórias, forçando-os a recapitular alguns de seus Natais anteriores. Sugira que eles relembrem o melhor presente natalino que já ganharam. Em seguida, peça para eles descreverem o que pensaram: quem ofereceu o presente? Onde estavam quando o receberam? Quantos anos tinham na época? Por que foi tão importante para eles?

Lembrança favorita do Natal

Novamente, isso ajudará seus alunos a desenvolverem suas habilidades de descrição do cenário. Peça a eles que recordem a sua lembrança favorita do Natal. Proponha que eles escrevam sobre o que foi que aconteceu, quem estava envolvido, o motivo e quando aconteceu. Obviamente, não esqueça de pedir para explicarem por que esse evento foi tão importante para ter se tornado a sua lembrança favorita do Natal.

Resumo de uma história relacionada ao Natal

Leia em voz alta com a classe um livro ou poema com tema natalino. Vocês podem ainda assistir a um vídeo do feriado. Como uma introdução do diário, faça com que eles resumam o que aconteceu na história e qual é o significado por trás dela. Peça também para eles descreverem como se sentiam sobre a história.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível