Atividades de escrita para o sexto ano

Escrito por kara page | Traduzido por lara scheffer
Atividades de escrita para o sexto ano

Alunos do sexto ano devem dominar as habilidades de escrita

boy writes to writing-books image by Stepanov from Fotolia.com

O sexto ano é um passo importante na educação de uma criança, principalmente na escrita. Os alunos estão em uma transição entre se focarem no básico da gramática e ortografia que aprenderam desde o jardim de infância e começarem a aplicá-lo nas habilidades essenciais de escrita que desenvolverão nas próximas séries. As atividades de escrita no sexto ano devem reforçar a escrita e pontuação corretas enquanto ajudam a desenvolver habilidades mais criativas e analíticas.

Outras pessoas estão lendo

Minha fantástica vida

Trabalhos de escrita criativa frequentemente intimidam as crianças em um primeiro momento, mas com o tema correto, você se surpreenderá com as histórias que seus alunos entregarão. Dê a eles temas excêntricos e baseados em fantasia, para serem escritos em primeira pessoa, o que os ajudará a se colocarem ainda mais no papel e os encorajará a serem mais criativos. Por exemplo, escreva na lousa uma frase como "Eu sou um pirata" ou "Ontem eu encontrei um dragão". Os alunos escrevem um parágrafo usando essa primeira frase e param. Escreva um segundo tema (relacionado ao primeiro) que leve a um novo evento, como "Então, encontrei um baú do tesouro vazio" ou "Então, ele cuspiu fogo e queimou minha casa". Faça com que os alunos continuem a história usando a frase como um tema para o segundo parágrafo. Continue até que eles concluam a história e compartilhem-na com a turma.

Constituição da turma

Essa atividade é ótima para alunos que estejam estudando a Constituição do país. Após discutir as várias partes da constituição, faça com que eles desenvolvam um rascunho da "Constituição da Turma". Encoraje-os a escrever suas versões das regras de classe e explicar por que elas existem e como afetam os alunos e professores. Peça que incluam possibilidades de aperfeiçoamento de certas regras. Por exemplo, não se pode comer em sala de aula regularmente, mas é permitido comer em viagens de campo.

Crítica de livros

Os alunos do sexto ano gostarão de ter seu próprio livro para escrever quando estiverem trabalhando em suas habilidades de análise literária. Dê a cada criança um livro curto, sendo uma história diferente para cada aluno. Depois de estudar a capa, eles devem escrever algumas frases sobre o que acham que a história contará, tentando prever um enredo e os personagens. Em seguida, eles devem ler o livro e escrever uma curta análise, contendo sua opinião. Peça para que comparem a crítica com as primeiras impressões que tiveram da história e discutam quais delas estavam certas e erradas. Instrua-os a escreverem um parágrafo final comparando as primeiras e últimas impressões.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media