Atividades com experiências multi-sensoriais para a pré-escola

Escrito por audrey lucas | Traduzido por natalia peres
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades com experiências multi-sensoriais para a pré-escola
As crianças usam seus sentidos para explorar o mundo (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Crianças em idade pré-escolar respondem à atividades de aprendizado que permitem que elas usem vários sentidos. Nesta fase, elas desenvolvem as habilidades motoras finas, grossas e habilidades cognitivas que contribuirão para sua educação futura. Essa época também apresenta uma oportunidade para a criança construir uma imagem positiva da escola e do aprendizado. É importante que as professoras da pré-escola encontrem modos criativos para os alunos desenvolverem habilidades ao usar os cinco sentidos. Em seu artigo Criando uma criança sensorialmente inteligente para Education.com, Julie Williams aconselha os educadores a variarem as experiências sensoriais para as crianças e evitar repetições.

Outras pessoas estão lendo

Tato

Sente sua turma no tapete para uma atividade de "caixa misteriosa". Coloque objetos com texturas diferentes em uma caixa, um de cada vez, e passa a caixa para cada criança. Desenvolva habilidades de ciências pedindo para a criança adivinhar ou supor algo sobre a identidade do objeto que ela sentiu. Aumente o vocabulário dos alunos ajudando-os a achar palavras para descrever as diferentes texturas. A mesa de artes também cria muitas oportunidades para a criança explorar o sentido do tato. Dê a eles chances de pintar com suas mãos e pés ou fazer colagens com materiais contrastantes como adesivos e penas.

Paladar

Após revisar os quatro tipos de sabores - azedo, doce, salgado e amargo - convide a turma para um teste de sabores com os olhos vendados. Sirva vários alimentos às crianças, como biscoitos, laranjas, picles e pipoca e deixe-os adivinhar cada um deles. Estimule os alunos a descrever o gosto e a textura de cada alimento e colocá-los em categorias. Anote os resultados na classe, criando um gráfico.

Olfato

Introduza cheiros no centro artístico deixando os alunos pré-escolares pintar com gelatina ou fazer uma colagem de miscelânea. Faça massinha na sala e adicione extrato de baunilha, laranja e menta para experimentar aromas diferentes. Introduza vários cheiros, como de comida de cachorro, alcaçuz, pipoca, sabonete e borracha às crianças e deixa-as decidir qual cheiro elas gostam ou não.

Audição

Experimente o sentido da audição introduzindo diferentes estilos de música à turma. Peça às crianças para identificar os diferentes instrumentos que elas ouvem enquanto escutam às músicas. Pratique sons altos e baixos com sua voz em um círculo para introduzir uma variedade de sons. Explique que algumas pessoas não possuem o sentido de audição, e ensine às crianças sobre a linguagem de sinais.

Visão

Ensine aos alunos sobre a cegueira e estimule-as a tentar andar com uma venda nos olhos. As crianças podem guiar umas as outras em turnos através da sala de aula enquanto adquirem um senso de confiança e empatia. Diga-as como as pessoas cegas usam cães guias para se mover e o braille para ler. Para uma atividade artística, as crianças podem decorar seus nomes com pequenos botões para criar seu próprio braille.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível