Atividades de gerenciamento para professores substitutos

Escrito por angie oney | Traduzido por jesse mourao
Atividades de gerenciamento para professores substitutos
Há muitos fatores que contribuem para as estratégias de gestão de comportamento para professores substitutos (today image by alwayspp from Fotolia.com)

Os professores substitutos trabalham nos sistemas de ensino para substituir professores efetivos ausentes por razões pessoais ou em busca de educação continuada. Todos os alunos adoram quando a aula é com um professor substituto. Eles desafiam sua autoridade, tentam burlar as regras e escapar da aula do jeito que puderem. As competências de gestão de comportamento e domínio do assunto da aula são fatores chave para o sucesso de um professor substituto.

Aparência

Use roupas profissionais. Os homens, idealmente, devem usar roupas sociais. As mulheres devem usar roupas profissionais, bem ajustadas. A aparência do professor substituto define o tom da aula. Os estudantes, cujo foco de aprendizagem é facilmente distraído, vão notar uma aparência não profissional, criando um ambiente que estimula comportamento indesejados. Um professor substituto deve ser proativo na gestão de comportamento dos alunos antes mesmo de entrar na sala.

Habilidades

Um professor substituto precisa dominar pelo menos quatro habilidades para gerenciar bem o comportamento dos alunos. Mantenha os alunos focados com os planos ou atividades de aula; a capacidade de focar a atenção dos alunos permitirá menos tempo para brincadeiras ou comportamento inadequados. Tente desenvolver muitas interações positivas entre aluno e professor, evitando interações que possam estimular respostas desfavoráveis. Ensine expectativas de comportamento logo no início do dia. Aprenda a responder a um comportamento de estudante sem contestações forçosas; não crie um ambiente onde os alunos colocam a boa vontade do professor à prova. Os estudantes tentarão chamar a atenção e provocar um professor substituto, por isso não se prenda a esse comportamento e responda de uma forma neutra.

Preparação

A preparação é fundamental para a gestão do comportamento em sala de aula. Os professores substitutos enfrentam situações desconhecidas a cada dia: uma instituição nova, colegas de trabalho estranhos, novos alunos e familiaridade limitada com as políticas de sala de aula ou da escola. Chegue o mais cedo possível ao local de trabalho. Pegue as chaves e documentos na secretaria antes do início da aula. Leia os planos de aula e se prepare para o ensino. Em alguns casos, pode faltar material ou planos de aula para o substituto. Prepare atividades extras para cada disciplina; leve-as consigo para todas as aulas.

Estratégias

Os professores substitutos usam várias estratégias bem sucedidas para manter um ambiente de aprendizagem calmo e produtivo. Deixe os alunos encrenqueiros saberem que você está de olho neles; não os ignore. Retire-os da sala de aula se o comportamento for muito perturbador. Revise as tarefas de casa dos alunos durante a aula; esta é uma estratégia eficaz para professores substitutos familiarizados com o assunto. Alguns alunos ajudarão a resolver os problemas, enquanto outros estarão ocupados em copiar as respostas do quadro. Uma vez que as expectativas de comportamento tenham sido criadas e os alunos estejam cumprindo todas elas, construa um ambiente divertido. Conte histórias apropriadas e engaje-os na conversa. Quebre o gelo no início do dia ou período com uma história, abrindo espaço para conversas após a realização das atividades.