Atividades para a história das mentiras e usurpação de Jacó

Escrito por michelle watson | Traduzido por joão marcos lima medina rosa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades para a história das mentiras e usurpação de Jacó
Use a história de Esaú e Jacó para ensinar às crianças que é errado mentir e trair (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

De acordo com a bíblica, Jacó e Esaú eram irmãos gêmeos. Um dia, Esaú estava tão faminto que trocou sua herança com Jacó em troca uma sopa de feijão. Mais tarde, Jacó enganou seu pai, Isaque, para que ele lhe desse uma benção que deveria ser de Esaú. Use essa história bíblica para ensinar suas crianças na aula de religião sobre as loucuras da ganância, mentira e de se escolher filhos prediletos. Use essas atividades para ilustrar os pontos chaves da história, para que as crianças apliquem os ensinamentos em suas próprias vidas.

Outras pessoas estão lendo

Lições sobre a herança

Esaú trocou sua herança com Jacó porque valorizou mais a satisfação momentânea de comer a sopa do que seu patrimônio. Tente as crianças com uma bandeja de deliciosas sobremesas. Pergunte: "Vocês dariam sua alma em troca disso?". Segure figuras de coisas preciosas como dinheiro, vídeo games, carros e mansões. Outra ideia pode ser mostrar às crianças um livro e falar para elas que ele não vale muito, mas que se fosse a primeira edição valeria muito dinheiro. Apenas pessoas que sabem como diferenciar as edições podem dizer o verdadeiro valor do livro. Diga às crianças que Esaú vendeu sua herança porque ele não conseguiu reconhecer seu valor.

Discussões sobre a herança

Divida a classe em pequenos grupos e peça para que as crianças discutam a seguinte pergunta: "Você preferiria uma grande barra de chocolate agora ou a promessa de doces ilimitados por 20 anos?" Deixe que cada grupo diga suas escolhas para toda a classe. Juntos, discutam a diferença entre a gratificação imediata e a tardia. Outra ideia é discutir sobre como as escolhas podem afetar toda a vida de uma pessoa. Mostre às crianças listas de escolhas. Em pequenos grupos, deixe-as decidirem que escolhas terão as maiores consequências e quais são relativamente sem importância. Um exemplo de uma escolha importante pode ser colar na prova, enquanto uma escolha sem importância pode ser o que vestir para sair.

Brincadeiras sobre a mentira de Jacó

Jacó enganou seu pai fazendo com que ele pensasse que ele era Esaú ao usar peles de animais em seus braços, penas e pescoço, uma vez que Esaú era um homem peludo. Cubra um objeto ou brinquedo com um cobertor felpudo e peça que as crianças tentem adivinhar o que está por baixo. Você pode vendá-las para fazer essa brincadeira. A mãe de Jacó o ajudou a enganar seu pai, pois ele era seu filho favorito. Faça uma brincadeira que mostra a injustiça que escolher filhos favoritos pode representar. Por exemplo, divida as crianças em pequenos grupos e faça-as jogar dados para mover peças ao longo de um tabuleiro. Escolha uma criança do grupo para ser sua "favorita". Com ela, não importando que número sair no dado, ele será dobrado, de maneira que ela tenha uma vantagem injusta sobre os outros jogadores.

Discussões sobre a mentira de Jacó

Quando Jacó mentiu para seu pai para obter a benção, ele fez isso parcialmente porque sua mãe o pressionou. Faça com que as crianças atuem em cenários em que elas devam resistir a pressões sociais. Um exemplo pode ser uma criança tentando convencer a outra a matar aula. Outra ideia pode ser mostrar às crianças como é a sensação de ser enganado como Isaque foi. Mostre a elas uma sacola cheia de pequenos brinquedos. Descreva os brinquedos, dizendo o quão divertidos eles são, e então coloque a sacola de lado. Pergunte às crianças, "Vocês pensaram que eu ia dar pra vocês os brinquedos na sacola?". Peça para que elas descrevam suas frustrações, e então passe a sacola para que cada criança possa escolher um brinquedo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível