Atividades interativas para aprimorar as habilidades auditivas em crianças

Escrito por dee willis | Traduzido por paula soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades interativas para aprimorar as habilidades auditivas em crianças
Aprimorar as habilidades auditivas pode melhorar o desempenho escolar (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

As crianças são naturalmente curiosas e cheias de energia, por isso muitas vezes tem dificuldades em ouvir e prestar atenção. Algumas possuem transtornos de desenvolvimento ou outras condições que prejudicam sua capacidade de ouvir e se concentrar. Esses problemas muitas vezes interferem na aprendizagem e no comportamento delas na escola, em casa e em público. As habilidades auditivas pode ser comparadas a um músculo que precisa ser fortalecido. Jogos e atividades interativas divertidas que fazem as crianças prestarem atenção ou ouvir com cuidado podem melhorar suas habilidades de audição.

Outras pessoas estão lendo

Simão diz

Simão diz requer que as crianças prestem atenção para ganhar o jogo. O líder pede que as crianças executem determinadas ações, como "bater na sua cabeça", mas a criança só deve executar a ação se o líder disser "Simon diz" antes. Se os participantes executarem a ação sem ouvir esta frase, estarão fora do jogo. Deixe também que as crianças sejam os líderes, isso melhora sua atenção. Este jogo é eficaz para um grupo de crianças ou para uma criança e um adulto.

O jogo do sussurro

Peça às crianças que sentem em um círculo. O adulto sussurra uma frase para uma das crianças, essa frase deve ter detalhes, mas não muitos, pois a criança precisa lembrá-los. Ela então sussurra a frase para a próxima criança, e isso se repete até que todas as crianças tenham ouvido. Fale para a última criança dizer ao grupo o que ouviu. Geralmente a sentença está alterada de alguma forma. Fale sobre os resultados de não prestar muita atenção ao que os outros estão dizendo. Repita a atividade, as instruindo a ouvir com muito cuidado.

Siga os passos

Este jogo pode ser adaptado para a maioria das salas de aula ou para casa. Reúna alguns itens, como brinquedos ou artigos domésticos. Peça a uma criança para executar tarefas em várias etapas. Ao escolher a quantidade de etapas, levem em conta o nível de desenvolvimento da criança, as mais novas devem receber menos tarefas. Um exemplo de uma tarefa em várias etapas é "empilhar 4 blocos, colocar o carro em cima dos blocos e girar em torno fazendo um círculo". Recompense as respostas corretas ou faça do jogo um concurso entre um grupo de crianças.

Caça ao tesouro

Faça as crianças encontrarem itens específicos pelo quarto ou pela sala. Não escreva os objetos em uma papel, apenas as informe verbalmente. Peça às crianças que repitam a lista duas ou três vezes para que possam decorar. Comece com um ou dois itens no caso de crianças menores de quatro anos, e quatro ou cinco itens para crianças entre seis e sete anos. Se as crianças executarem a tarefa com sucesso, inclua mais objetos e repita a atividade.

Te peguei

Peça às crianças para ouvirem uma palavra ou frase específica. Enquanto o professor dá a aula, ele repete a palavra ou frase eventualmente. Quando as crianças "o pegarem" dizendo a expressão, devem levantar a mão ou gritar "te peguei". Mantenha uma contagem para determinar o vencedor ou vencedores. Esta atividade também pode ser adaptado para uma única criança, que deve ouvir a expressão enquanto o adulto conta uma história.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível