Conhecimento

Atividades de matemática para alunos do 5º ano

Escrito por pedro santos
Atividades de matemática para alunos do 5º ano

Os conhecimentos do 5º ano são a base da matemática para os anos seguintes

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

No 5º ano do Ensino Fundamental, o aluno é iniciado a formas mais amplas no ensino da matemática. Alguns termos específicos são introduzidos, muitos deles que acompanharão os estudantes do decorrer dos próximos anos até o vestibular. Essencialmente, o 5º ano é a base para a matemática mais complexa que será estudada nos anos seguintes. Confira as principais atividades que podem ser trabalhadas com alunos e bons estudos.

Outras pessoas estão lendo

Período de transição

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

No 5º ano, o aluno vive um período de transição entre um ensino da matemática mais lúdico e intuitivo para uma base de conhecimento mais séria e consolidada, que fará parte da educação da disciplina pelos anos seguintes. Por essa razão, é importante investir em exercícios de nível moderado mas sem perder totalmente o aspecto de diversão. Desafios mais complexos de matemática básica podem ser acompanhados com jogos de quebra-cabeça ou mesmo sudoku. Uma boa prática para aquecer os neurônios dos estudantes é realizar operações de soma, divisão, subtração e multiplicação com números decimais.

Raciocínio lógico

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Ferramenta fundamental para o ensino multidisciplinar em geral, o raciocínio lógico faz com que os estudantes desenvolvam os exercícios propostos passo a passo. Mais do que isso, as atividades de raciocínio lógico são técnicas utilizadas para que os alunos absorvam uma forma rápida e eficiente de realizar cálculos em geral. Trata-se de uma competência que será importante nas séries em diante e no Ensino Médio, sobretudo quando o ensino da matemática se torna mais complexo.

Geometria

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

No 5º ano, o estudante começa a desenvolver entendimento sobre ângulos, superfícies, linhas, planos e volumes. É o início dos principais conceitos de geometria, ramo da matemática que estuda as formas. Aqui, é importante desenvolver atividades que estimulem a visualização das formas geométricas tridimensionais. O ensino da geometria será melhor absorvido se o aluno aprender a resolver problemas visualizando as formas geométricas em si. Para isso, é possível realizar atividades de cálculo de área e volume em formas tridimensionais de quadrados, ângulos e triângulos que podem ser criados em papéis, cartolina ou isopor.

Frações

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

O conceito de frações chega a ser explicado parcialmente nas séries anteriores, mas é no 5º ano que elas se tornam mais frequentes. A princípio, é um desafio realizar exercícios com números fracionados porque o aluno não está acostumado a realizar esse tipo de operação. Para deixar o estudante mais confortável em lidar com números fracionados, é importante desenvolver o conceito de duas formas distintas. Primeiro, deve-se lidar com os números em formato gráfico, como "1/2", mais fácil de visualizar e realizar operações. Só então, depois de uma série de exercícios simples, o aluno estará preparado para encarar as frações em números decimais, como "0,5".

Matemática da diversão

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Uma das matérias mais temidas, a matemática deve ser ensinada de forma divertida para que os alunos não se traumatizem nos anos seguintes, quando as atividades passam a ser mais complicadas. No 5º ano, o professor tem a responsabilidade de fazer com que os estudantes entendam a matéria como uma ferramenta fundamental não apenas para a escola, mas para a vida. Uma maneira de estimular a participação e a curiosidade dos alunos é por meio de histórias pessoais, como na simulação de problemas reais. Dessa forma, o aluno entende como e quando a Matemática é usada na vida diária.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media