Atividades de matemática com frações equivalentes

Escrito por sandy fleming | Traduzido por a. araújo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades de matemática com frações equivalentes
Frações equivalentes são mais fáceis de compreender com atividades práticas (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

A ideia de equivalência de frações é um conceito fundamental que estudantes precisam compreender antes de aprender operações mais complexas com frações como simplificação, encontrar o denominador comum e operações básicas. Muitas experiências concretas ajudam a maioria dos estudantes a internalizar a ideia de que frações podem ter nomes diferentes e ainda assim representar porções idênticas de um todo.

Outras pessoas estão lendo

Ensinando frações equivalentes com alimentos

Comece a ensinar frações equivalentes usando exemplos e atividades concretos: estudantes inexperientes com frações ou que precisam de ajuda adicional podem beneficiar-se de conexões entre o assunto e o mundo real. Muitos alimentos podem ser cortados em partes múltiplas vezes para demonstrar a relação entre metades, quartos, terços, sextos e assim por diante. Alguns alimentos, como massas, podem ser recombinados para mostrar equivalências. O ensino deve incluir trabalhos com divisões de grupos de itens, como doces, em conjuntos fracionários ou recombinações para gerar frações equivalentes. Certifique-se de fazer conexões entre a demonstração e os exemplos escritos.

Ensinando frações equivalentes com objetos manipuláveis

Corte formas idênticas de papelão e divida cada uma em diferentes partes. Os estudantes poderão colocar duas partes de um quarto sobre uma metade e comprovar que são idênticas. Um jogo divertido pode ser criado juntando-se pedaços de várias formas idênticas em um saco e pedindo que os jogadores se revezem escolhendo um pedaço por vez e vendo quem consegue montar a figura primeiro - certifique-se apenas de que os pedaços são de frações relacionadas, como meios, quartos e oitavos ou terços, sextos e nonos.

Ensine frações equivalentes com tiras fracionárias

Tiras fracionárias são tiras idênticas de papel marcadas com linhas que mostram as partes fracionárias - por exemplo, uma tira fracionária de quartos é dividida em quatro partes iguais. Disponha uma tira fracionária abaixo da outra e alinhe as extremidades para mostrar que frações equivalentes têm marcações que se alinham. Use as tiras para procurar equivalência entre frações colocando-as uma ao lado da outra e verificando se alguma marcação se alinha. A linha de dois terços da tira de terços estará alinhada à linha de quatro sextos da tira de sextos.

Pratique as frações equivalentes com jogos

Os estudantes precisarão praticar o reconhecimento de frações equivalentes sem usar ajudas concretas como as tiras fracionárias. Jogue Rummy Fracionário colocando frações equivalentes em cartas correspondentes. Comece com frações de denominadores menores como 1/2, 1/3, 2/3, 3/4 e 1/5 e faça pelo menos cinco frações equivalentes a elas. Embaralhe e distribua cinco cartas para dois jogadores. Coloque as cartas restantes viradas para baixo sobre a mesa e vire uma delas para cima. Os jogadores se revezam escolhendo uma nova carta da pilha e verificando se há frações equivalentes em suas mãos ou descartando uma carta na pilha virada para cima. Quando um jogador obtiver pelo menos três pares de frações equivalentes, faz-se a contagem de pontos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível