Atividades de matemática com tema natalino para crianças

Escrito por shelley frost | Traduzido por márcia burke
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades de matemática com tema natalino para crianças
Traga bolas de neve para a sala de aula para um jogo divertido de matemática (Snowball image by Vladimir Krivsun from Fotolia.com)

Um tema de Natal proporciona um clima festivo às aulas de matemática. As atividades natalinas são divertidas e ao mesmo tempo instrutivas para crianças de todas as idades.Os exercícios são fáceis de adaptar à capacidade de seus alunos e a diferentes conceitos de matemática.

Outras pessoas estão lendo

Enfeites correspondentes

Enfeites recortados de papel kraft criam a base deste jogo de matemática de Natal, podendo ser jogado individualmente, em pequenos grupos ou em uma corrida de revezamento. Escreva equações matemáticas em alguns enfeites, e, para criar pares, as respostas são escritas sobre outros. Qualquer equação funciona para este jogo. Adeque a matéria ao currículo de matemática. Os alunos escolhem um enfeite com uma equação, solcionam-a, e encontram o correspondente. Outra opção é jogar com as regras do jogo de memória. Todos os enfeites são virados de cabeça para baixo. Os jogadores se revezam levantando duas peças de cada vez e tentam encontrar as equações e as respostas correspondentes.

Gráficos natalinos

O gráfico é uma ferramenta matemática útil em muitos níveis de escolaridade. Incorpore o tema de Natal para esta atividade, personalizando as perguntas da pesquisa. Os tópicos para os gráficos podem incluir doces natalinos preferidos, nos quais os estudantes celebram o Natal ou que tipo de presentes eles preferem. Faça um enorme gráfico de barras para a classe. Cada criança precisa de um marcador para colocar no gráfico. Um recorte com algo de Natal funciona bem. As crianças colocam seus marcadores na coluna que corresponde às suas respostas. Use o gráfico para praticar frações e porcentagens. Calcule a fração e a porcentagem das escolhas da classe.

Contando elfos

Quando os alunos mais jovens estão aprendendo a contar, os recortes de elfos acrescentam um toque festivo à aula. Contando de dois em dois, cinco em cinco, por dezenas ou outras somas, é um método para preparar as crianças para as tarefas matemáticas mais complicadas, como adição e multiplicação. Escreva os números sobre os elfos, com base na contagem que você preferir praticar. Para praticar a contagem de cinco em cinco, escreva 5, 10, 15, 20, 25, 30 e continue até o algarismo que quiser. Os alunos organizarão os elfos na ordem correta e, em seguida, lerão os números para praticar.

Jogo de bolas de neve

As bolas de isopor funcionam bem para criar bolas de neve que não derretam. Você vai precisar de 10 latas de café ou de recipientes semelhantes para essa atividade. Cubra as latas com papel kraft e decore com um tema de Natal. Escreva os números de zero a nove, um número em cada lata. Os jogadores se revezam jogando duas bolas de neve nas latas. Dependendo de quais conceitos os alunos estiverem estudando, eles adicionam ou multiplicam os números das latas onde as bolas entraram. Outra opção é dar ao jogador um problema de matemática. Ele joga as bolas de neve nas latas correspondentes para indicar a resposta. Por exemplo, se o problema é cinco vezes seis, ele iria atirar as bolas nas latas que têm o zero e três, criando o número 30.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível