Atividades para melhorar o foco das crianças entre três e quatro anos

Escrito por katie tonarely | Traduzido por juliana ferreira dos anjos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades para melhorar o foco das crianças entre três e quatro anos
Brinque com inúmeras atividades com seus alunos da pré-escola para melhorar a concentração dos mesmos (small child lie on the ground image by Svetlana Tikhonova from Fotolia.com)

As crianças entre três e quatro anos são naturalmente cheias de energia e excitação e, para elas, pode ser difícil manter o foco em uma atividade. Utilize atividades em casa ou mesmo na escola para ajudar as crianças a melhorarem sua concentração. Há muitas atividades que utilizam materiais comuns e simples e podem ser feitas a qualquer momento.

Outras pessoas estão lendo

Amarrando

Permita que as crianças em idade pré-escolar tenham tempo suficiente para criar um projeto de artesanato, com peças detalhadas, pode ajudar a melhorar o seu foco. Experimente uma atividade de amarrar fios para ensinar as crianças a se fixarem em uma tarefa por um período maior de tempo. Há diferentes maneiras de fazer isto. Você pode simplesmente amarrar os cereais (em formato de rosca) das crianças em uma corda para criar um colar. Para fazer isso, dê um nó em uma das extremidades de um longo pedaço de fio. Em seguida, dê à criança uma tigela com cereais em forma de rosca e diga-lhe para amarrá-los a um pedaço de fio. Isto pode fazer com que a criança demore muito tempo para terminar. Tente não interromper ou ajudar enquanto ela descobre como amarrar o cereal. Você também pode fazer a mesma coisa com um carretel de linha. Prepare um pedaço de fio do mesmo modo que o anterior e dê um tempo para que a criança amarre os carretéis no fio.

Opostos

Uma vez que a criança já saiba identificar e conceituar a maioria dos objetos, ajude-as a melhorar seu foco e concentração identificando opostos. Para isso, escolha um conceito que a criança já conheça como, por exemplo, "feliz" e "frio". Em seguida, diga a palavra e peça para que a criança pense no seu oposto. Veja se ela responderá "triste" quando você disser "feliz". Emoções podem ser mais complicadas para uma mente tão jovem, por isso, comece com algo mais concreto, como duro e macio ou quente e frio.

Andar em círculo

Ajude a criança a seguir direções e a se concentrar em uma mesma atividade por um período maior de tempo, andando em círculo. Para isso, crie um círculo com fita, no chão. Em seguida, peça às crianças para alinharem-se no círculo, andando ao redor, porém, não saindo dele. Depois, dê a eles outras instruções, como "agora, ande apoiando do calcanhar ao dedão do pé", ou, "ande para trás". Os alunos podem tentar pular ou saltar no círculo, mas lembre-os que devem ficar sobre sua linha. Isto também pode ser realizado com apenas uma criança.

Transferindo

Ajude a desafiar e a desenvolver o foco em crianças entre três e quatro anos de idade através de atividade de transferência. Coloque dois recipientes em frente à criança. Um deve estar vazio e, o outro, deve conter materiais pequenos, como bolas de algodão, frutas ou pequenos doces. Dê pinças e pauzinhos às crianças e diga-lhes para transferir as bolas de algodão - ou qualquer outro objeto pequeno que você tenha escolhido - de um recipiente para o outro. Esta atividade contribui para que as crianças foquem em uma tarefa complexa por um período de tempo maior.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível