Atividades de sala de aula para os Cinco Reinos

Escrito por kate lane | Traduzido por rodrigo castilhos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades de sala de aula para os Cinco Reinos
Os cogumelos são um dos integrates mais conhecidos do Reino Fungi (mushrooms image by Deborah Durbin from Fotolia.com)

Uma das lições mais básicas da biologia é a ideia de que toda a vida na Terra - isto é, todas as formas de vida conhecidas - pode ser dividida em cinco reinos. Embora as crianças estejam familiarizadas com os reinos animal e vegetal e possivelmente até mesmo com o fungi, o monera e o protista são mais difíceis de serem transformados em algo compreensivo para as crianças pequenas. Ilustrar a existência desses dois últimos reinos é bastante difícil; afinal, onde termina um e começa o outro?

Outras pessoas estão lendo

Animais

O reino animal é, talvez, o mais simples de incluir em uma atividade de sala de aula - é possível inclusive perguntar como as crianças gostariam de compartilhar o seu conhecimento sobre os seus animais favoritos. Um exemplo comum envolve cada criança trazer o seu animal de estimação; porém, causa menos transtorno se cada aluno trouxer uma imagem do seu animal favorito e apresentar alguns fatos sobre o seu estilo de vida, tal como a sua dieta ou o tempo que passa dormindo.

Atividades de sala de aula para os Cinco Reinos
Os coalas estão entre os animais perenes favoritos (koala image by Sandi Chetwynd from Fotolia.com)

Plantas

As plantas são amplamente acessíveis aos estudantes - simplesmente saindo da escola, eles são literalmente rodeados por integrantes do reino vegetal. Os alunos podem ser encorajados a recolher uma amostra das suas plantas favoritas durante um passeio em torno do terreno da escola durante a aula. As plantas recolhidas podem ser prensadas ou secas, dependendo do seu tamanho. As plantas mais grossas devem ser secas. Feito isso, elas podem ser penduradas na sala de aula com barbante ou alfinetes. As plantas mais finas ou planas podem ser prensadas - entre duas folhas de papel manteiga e depois deixadas sob um livro pesado ou outro peso por várias semanas.

Fungi

Uma maneira artística de brincar com o reino Fungi é os estudantes fazerem "cópias de esporos". Poucos dias depois de uma tempestade, leve os alunos para uma área de floresta e faça-os procurar cogumelos. Após retornar à sala de aula, peça que os alunos cortem os caules dos cogumelos e, em seguida, coloquem-nos com o lado liso para baixo em um folha de papel em branco. Use um conta-gotas para pingar um pouco de água na parte superior do cogumelo, e deixe-o descansar durante a noite.

Protista e Monera

O reino protistas inclui algas, limos e amebas; todos os organismos unicelulares com núcleo. O monera - organismos unicelulares sem núcleo - é composto por bactérias, às vezes divididas em eubactérias e arqueobactérias. Divida a turma ao meio; um grupo mostra os protistas e o outro, as bactérias. Esse último grupo pode mostrar pessoas que sofrem de infecções bacterianas, tais como o tétano e a lepra, ou como Alexander Fleming descobriu a penicilina. O grupo dos protistas pode exibir imagens do mosquito transmissor da malária ou das massas de plâncton e algas no oceano.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível