Atividades de sala de aula sobre a rotação da Terra

Escrito por ashley seehorn | Traduzido por césar campos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades de sala de aula sobre a rotação da Terra
Os globos são úteis para demonstrar a rotação da Terra (globe #5 image by Adam Borkowski from Fotolia.com)

O movimento da Terra pode ser um conceito muito abstrato para os estudantes, particularmente para as crianças. A rotação da Terra é um princípio fundamental para muitos ramos da ciência, como meteorologia, astronomia, física e geologia. Experimentos simples podem ajudar os alunos a compreenderem estes conceitos fundamentais.

Outras pessoas estão lendo

Crianças pequenas

Para as crianças pequenas, os professores podem usar globos e uma fonte de luz, como lâmpadas ou lanternas, para demonstrar como o movimento da Terra cria o dia e a noite. Para os alunos maiores, o fuso horário também pode ser debatido. Uma pequena bola pode ser adicionada para representar a Lua. Jovens estudantes também podem fingir que são a Terra e girar em torno do Sol.

Demonstração

Para os alunos mais velhos, um modelo mais complexo baseado no pêndulo de Foucault pode mostrar melhor o movimento da Terra. Os alunos precisarão trabalhar em pequenos grupos e ter os seguintes materiais: uma jarra de 1 L, dois rolos de fita adesiva, uma arruela de metal, um pedaço de barbante de mais ou menos 23 cm, uma régua, um lápis e uma bandeja giratória. Os estudantes amarrarão uma extremidade do barbante no meio do lápis e a outra na arruela. Depois, prenderão o lápis na boca da jarra com a fita até que a arruela fique pendurada a cerca de 5 cm da parte inferior do frasco. Em seguida, colocarão um rolo de fita no meio da bandeja giratória e a jarra em cima do rolo de fita, e inclinarão a jarra para que a arruela comece a balançar para frente e para trás. Finalmente, devem girar a bandeja. O pêndulo continuará balançando para frente e para trás devido à inércia causada pela rotação da bandeja giratória. Os professores podem, em seguida, discutir sobre como esta experiência se relaciona com os experimentos de Leon Foucault no século 19.

Balanço da Terra

Para este experimento, os alunos precisarão de um palito redondo, um círculo de mais ou menos 5 cm de cartolina ou papelão e uma régua. O professor poderá preparar os círculos com um pequeno furo no centro. Os alunos colocarão um palito de dente através do orifício no círculo até que este palito se projete meio centímetro através de um dos lados. Os alunos irão segurar a extremidade longa do palito, colocar a outra extremidade em uma superfície dura e girá-lo como um pião. Como o círculo gira, o peso dele se desloca, fazendo-o balançar. O balanço é devido ao círculo ser imperfeito e o furo não estar centrado precisamente. O balanço da Terra faz com que o seu eixo se mova em uma rota circular, conhecida como precessão.

Movimento da sombra

Esta atividade se destina a mostrar como o movimento da Terra afeta a posição do Sol, o que acaba afetando a posição e o comprimento das sombras. Os alunos trabalharão em pares e precisarão de: canudo, tesoura, régua, alguma pequena peça de barro e lanterna. Os estudantes precisarão cortar um pedaço do canudo de mais ou menos 5 cm. Eles devem colocar o barro sobre a mesa ou o balcão, usando-o para manter o canudo em pé. Com as luzes apagadas, eles moverão as lanternas com um movimento de arco sobre o canudo. As sombras aparecerão mais longas quando a lanterna estiver nas laterais e mais curtas quando a lanterna estiver por cima. Isso é análogo ao movimento do Sol e a como as sombras aparecem na Terra quando ela gira e a posição do Sol muda.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível