Atividades sensoriais para alunos de pré-escola usando ursinhos de pelúcia

Escrito por krystal miller | Traduzido por luisa damulakis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades sensoriais para alunos de pré-escola usando ursinhos de pelúcia
Estimule a participação em atividades sensoriais incluindo ursinhos de pelúcia (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Ensine alunos de pré-escola sobre os sentidos – visão, olfato, tato e audição – fazendo-os participarem de várias atividades práticas. Incorporar às atividades algum objeto que crianças pequenas adorem, como ursinhos de pelúcia, fará como que elas prestem atenção e fiquem envolvidas. Estimule as crianças a darem o seu melhor recompensando-as com adesivos de ursinhos e pequenos brinquedos de pelúcia, sempre que fizerem um bom trabalho.

Outras pessoas estão lendo

Visão

Faça um jogo da memória imprimindo várias fotos de ursinhos, duas de cada uma, para os alunos de pré-escola. Coloque-as de cabeça para baixo e peça que uma das crianças seja a primeira. Cada participante poderá virar duas imagens. Se as fotos forem iguais, elas poderão ficar com as peças e virar mais duas. Caso não combinem, as fotos são viradas novamente e passa a ser a vez do próximo participante. O jogador que fizer mais combinações no final do jogo será o ganhador. Outra ideia é imprimir ursinhos de cores diferente e pendurá-los nas paredes. Peça aos alunos para olharem cada ursinho e fecharem os olhos. Retire uma das imagens e a primeira criança a acertar qual cor esteja faltando, ganhará um pequeno prêmio.

Olfato

Cubra pequenos potes de papinhas com adesivos de ursinhos. Coloque diferentes tipos de comida em cada pote para que os alunos possam cheirá-las. Alguns exemplos de comidas incluem chocolate, limão, menta, grãos de café e canela. Peça que as crianças cheirem os potinhos e tentem adivinhar o que tem em cada um. Dê pequenos prêmios para aquelas que acertarem. Antes da atividade, permita que as crianças cheirem todos os tipos de comida que serão usados nos potes, para que conheçam os diferentes aromas.

Tato

Coloque vários ursinhos na mesa. Use ursinhos de todas as formas e tamanhos. Deixe que cada aluno tenha uma oportunidade de tocar os ursinhos. Diga para as crianças apertarem os brinquedos e perceberem como cada um é macio. Peça que todos os alunos sentem em um círculo e passem os ursinhos de um para o outro. Cada aluno deverá atribuir uma palavra que remeta a algo tão macio quanto o ursinho, como uma almofada ou um cobertor.

Audição

Toque sons de ursos no computador ou com uma trilha sonora de sons de animais. Peça que as crianças escutem com atenção aos sons emitidos pelos ursos para que possam fazer suas próprias imitações. Os alunos deverão imitar os ursos nas formas mais altas, suaves, bobas e assustadoras possíveis. Para cada bom trabalho realizado, dê um prêmio. Após as crianças fazerem suas melhores imitações, pergunte se elas acham que os ursos fazem esses mesmos sons. Caso alguém diga que não, peça que faça sua própria imitação. Os alunos poderão usar sua criatividade e imaginação enquanto inventam as imitações.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível